
São Paulo — InkDesign News —
No dia 4 de outubro de 2025, o evento “International Observe the Moon Night” promoverá a observação da Lua, engajando entusiastas em mais de 700 atividades, tanto online quanto presenciais, visando fomentar a apreciação e o conhecimento sobre nosso satélite natural.
Detalhes da missão
O evento terá lugar em diversas localidades ao redor do mundo, incluindo as Américas, Europa e Ásia. Organizações como parques nacionais, observatórios, escolas e clubes de astronomia contribuirão com a realização de sessões de observação. Além disso, serão oferecidas palestras online, tours lunares e programas de alcance para fomentar a fotografia lunar e a aprendizagem. Para aqueles que não encontrarem um evento próximo, a sugestão é organizar sua própria celebração utilizando materiais disponibilizados pela NASA.
Tecnologia e objetivos
Os participantes poderão utilizar telescópios, binóculos ou apenas suas próprias observações a olho nu para apreciar a Lua. O satélite será visível no horizonte sudeste ao pôr do sol, apresentando sua superfície iluminada e revelando características como mares de lava solidificados e extensos crateras. “NASA encourages everyone to interpret the word ‘observe’ widely” (A NASA encoraja a todos a interpretar a palavra “observar” de forma ampla), afirmou um representante da agência.
Ao observar a Lua, é uma oportunidade ímpar de ver tudo o que ela tem a oferecer, desde suas vastas superfícies até os terrenos marcados que separam a luz da escuridão.
— Cientista da NASA, Agência Espacial Americana
Próximos passos
Os organizadores do evento também destacam a relevância do aprendizado sobre a trajetória humana na exploração espacial, como parte das atividades. “Encourage everyone to learn about the history of human space exploration along with NASA’s Artemis program” (Incentivar todos a aprender sobre a história da exploração espacial humana junto com o programa Artemis da NASA), complementou o especialista. Ao longo do evento, os participantes poderão se engajar em discussões sobre o programa Artemis, que visa estabelecer uma base permanente na superfície lunar.
O impacto de eventos como este está em enriquecer o conhecimento humano sobre a Lua e a exploração espacial, unindo entusiastas e educadores em um esforço coletivo por um entendimento mais profundo do cosmos.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)