- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA cancela missão de retorno de amostras de Marte

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A missão do rover Perseverance da NASA no planeta Marte, iniciada em fevereiro de 2021, ainda está focada na coleta de amostras dentro da cratera Jezero. O robô, do tamanho de um carro, tem se dedicado a recolher sendas selecionadas da superfície marciana, armazenando tanto em seu interior quanto fora dele, em tubos selados. Esses coletivos podem revelar indícios de vida passada nesse mundo enigmático.

Detalhes da missão

A Perseverance está equipada com uma série de instrumentos científicos projetados para analisar os materiais coletados e transmitir informações de volta à Terra. A missão original contempla a devolução das amostras para a Terra, mas a proposta de orçamento da administração do presidente Trump para o ano fiscal de 2026 sugere um corte drástico de 24,3% no financiamento da NASA e uma redução de 47% no orçamento destinado à ciência. Essa redução pode comprometer a missão de Retorno de Amostras de Marte (MSR), prevista para retornar amostras até a década de 2030.

Tecnologia e objetivos

A MSR é considerada uma das missões mais complexas já projetadas. O especialista John Connolly, veterano da NASA, menciona que a missão evoluiu significativamente desde os conceitos originados na década de 1970, que não levavam em conta as atuais exigências de proteção planetária. “A complexidade e o custo aumentaram a cada iteração do conceito de missão MSR”

A complexidade e o custo aumentaram a cada iteração do conceito de missão MSR
(“The growth of the MSR requirements set has naturally increased the complexity and cost at each iteration of the MSR mission concept.”)

— John Connolly, Professor, Texas A&M University’s Department of Aerospace Engineering

.

Próximos passos

Embora a proposta orçamentária coloque um ponto de interrogação sobre a continuidade da MSR, especialistas como Bruce Jakosky ressaltam a importância de tais missões para a exploração de Marte e a segurança de futuras missões tripuladas. “Retornar amostras de Marte permitirá ‘redução de riscos’ para missões humanas”

Retornar amostras de Marte permitirá ‘redução de riscos’ para missões humanas
(“Returning samples from Mars will enable ‘risk reduction’ for human missions.”)

— Bruce Jakosky, Cientista Sênior, Laboratory for Atmospheric and Space Physics

.

A MSR não apenas propõe retornos científicos, mas também representam avanços significativos na proteção planetária e na compreensão dos riscos associados à exploração humana em Marte. O futuro da exploração espacial depende de decisões críticas sobre financiamento e prioridades científicas.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!