- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

NASA busca reinventar rodas para rovers lunares robóticos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A HeroX, plataforma de inovação colaborativa, anunciou o pré-lançamento do “Rock and Roll with NASA Challenge”, que convida a comunidade global a desenvolver projetos de rodas e pneus inovadores para o rover MicroChariot da NASA. O desafio começará no outono deste ano e envolverá várias fases de ideação, prototipagem e demonstração até 2026.

Tecnologia aplicada

O desafio busca inovações em rodas que sejam flexíveis, leves e duráveis, capazes de suportar o ambiente lunar severo. A NASA reforça que, enquanto rodas rígidas são adequadas para deslocamentos lentos e controlados, para mobilidade em alta velocidade são necessárias soluções que absorvam impactos e choques, mantendo o baixo peso e a durabilidade. “A NASA está em busca de conceitos de rodas inovadores que equilibram baixa massa, alta conformidade e vida útil prolongada na Lua”
(“NASA is looking for groundbreaking wheel concepts that balance low mass, high compliance, and extended service life on the Moon.”)

Desenvolvimento e testes

As submissões ao desafio utilizarão o MicroChariot como campo de prova, demonstrando como mecanismos de conformidade, materiais e processos de fabricação podem ser escaláveis. As soluções vencedoras serão implementadas em um protótipo que será montado no Unidades de Teste em Solo do MicroChariot (MCGTU), um rover terrestre de 45 kg que simula as operações do sistema lunar. Os testes se darão em velocidades de até 24 km/h, exigindo que os participantes apresentem dados de desempenho, incluindo métricas de resistência e eficiência.

Impacto e aplicações

As inovações resultantes deste desafio têm potencial para transformar a mobilidade lunar, beneficiando futuras missões na superfície da Lua. A NASA intentiona acompanhar e testar as propostas selecionadas, que podem contribuir significativamente para a exploração espacial. “A crowdsourcing pode revelar soluções inovadoras de estudantes, entusiastas e empresas estabelecidas. As equipes vencedoras moldarão o futuro da mobilidade lunar”
(“Crowdsourcing can uncover hidden gems from students, hobbyists, startups, and established firms.”)

O desafio, que distribuirá prêmios de até US$ 150 mil, será oficialmente lançado neste outono, com critérios detalhados disponíveis em seu lançamento. As inovações propostas irão além das simples especificações técnicas, impactando o retorno sobre investimento para futuras aplicações em ambientes extremos.

Com os próximos passos se delineando, a expectativa é que este esforço colabore para a implementação de tecnologias que não apenas suportem a exploração lunar, mas também abram caminhos para o desenvolvimento de sistemas de mobilidade em outros planetas.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!