- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

Nacionais de Gana extraditados por golpes e ataque de malware

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Três cidadãos ganenses foram extraditados para os Estados Unidos sob acusação de envolvimento em fraudes que totalizam mais de US$ 100 milhões, afetando indivíduos e empresas por meio de golpes de romance e compromissos de e-mail empresarial.

Incidente e vulnerabilidade

O FBI e o Departamento de Justiça dos EUA anunciaram a extradição de três nacionais ganenses, Isaac Oduro Boateng, Inusah Ahmed e Derrick Van Yeboah, em 7 de agosto de 2025. Eles são acusados de operar um esquema criminoso que explorava vulnerabilidades em plataformas digitais, utilizando principalmente scams de romance e compromissos de e-mail empresarial (BEC). A fraude de BEC, em particular, envolve o uso de e-mails falsos para persuadir empresas a transferirem dinheiro para contas fraudulentas.

Impacto e resposta

O impacto dessas fraudes foi significativo, resultando no desvio de fundos de inúmeras vítimas, incluindo indivíduos vulneráveis e empresas. As investigações revelaram que os golpistas criavam identidades falsas online para enganar suas vítimas e, uma vez que conquistavam a confiança delas, as persuadiam a enviar dinheiro ou a lavar valores de outras fraudes. O Procurador dos EUA, Jay Clayton, afirmou que os acusados estavam “envolvidos em uma conspiração massiva para fraudar pessoas vulneráveis e roubar de empresas.”

Mitigações recomendadas

Para mitigar esses tipos de fraudes, as empresas devem implementar políticas de segurança cibernética robustas, como a verificação em duas etapas para acessos demorados, treinamento contínuo para seus funcionários sobre como identificar e-mails de phishing e fraudes de BEC, além de ferramentas de autenticação para a prevenção de transferências fraudulentas. É crucial que as vítimas em potencial mantenham um ceticismo saudável em relação a solicitações de dinheiro online, especialmente de fontes desconhecidas.

“Deceber negócios usando campanhas de compromisso por e-mail e enganar vítimas inocentes por meio de companheirismo fraudulento para explorar sua confiança e finanças é não apenas repugnante, mas ilegal.”
(“Deceiving businesses using email compromise campaigns and tricking innocent elderly victims through fraudulent companionship in order to exploit their trust and finances is not merely appalling but illegal.”)

— Christopher G. Raia, Assistente do FBI

À medida que a luta contra fraudes cibernéticas intensifica, os riscos residuais permanecem significativos, exigindo que indivíduos e organizações se mantenham vigilantes contra táticas sempre em evolução utilizadas por criminosos digitais.

Fonte: (Hack Read – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!