- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Moody’s eleva perspectiva da Itália e reforça investimento

- Publicidade -
- Publicidade -

Roma — InkDesign News — A agência de classificação de risco Moody’s Ratings alterou na última sexta-feira (23) a perspectiva da Itália de estável para positiva, reafirmando os ratings de emissor de longo prazo e sênior sem garantia em “Baa3”.

Panorama econômico

A mudança de perspectiva da Moody’s reflete uma melhora no panorama fiscal do país, sustentada por um desempenho fiscal superior ao esperado para 2024. O ambiente político interno também se destaca como um fator de estabilidade, aumentando as chances de que os indicadores fiscais continuem a apresentar avanços. Segundo a Moody’s, fatores como um "mercado de trabalho robusto" e "balanços patrimoniais sólidos de famílias e empresas, além de um setor bancário saudável" são essenciais para essa avaliação.

Indicadores e análises

A reafirmação do rating em “Baa3” é fundamentada em métricas que consideram a solidez da economia italiana, a eficácia das instituições e a governança, em comparação com pares de rating. Entretanto, a Moody’s alerta que o elevado ônus da dívida italiana, aliado à crescente pressão sobre a capacidade de pagamento e os desafios estruturais relacionados ao envelhecimento da população, continuam a ser limitações ao perfil de crédito.

“A afirmação capta o elevado ônus da dívida italiana que – juntamente com a redução gradual da capacidade de pagamento e os desafios estruturais relacionados ao envelhecimento da população – continua sendo uma restrição ao seu perfil de crédito”, acrescenta.

— Moody’s Ratings

Impactos e previsões

Os efeitos desta reclassificação podem ser sentidos em diversas áreas da economia italiana. Especialistas sugerem que uma perspectiva positiva pode resultar em juros mais baixos e maior acesso ao crédito, tanto para o governo quanto para empresas e consumidores. Diante da melhora nas finanças públicas, é plausível prever um crescimento mais sustentado do PIB, o que poderá beneficiar a indústria e estimular o consumo interno.

Com as novas avaliações, a Itália pode se posicionar de maneira mais favorável no cenário financeiro internacional e atrair maiores investimentos estrangeiros. As perspectivas sociais e econômicas também serão fundamentais para o futuro do país, especialmente em um contexto global de incertezas.

Os próximos desdobramentos dependerão do governo italiano em continuar com reformas fiscais e econômicas que garantam a continuidade dessa trajetória de recuperação e crescimento.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!