- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Modelos de IA facilitam a confiança em chatbots

- Publicidade -
- Publicidade -

Machine Learning e a confiança em IA

Recentes pesquisas em machine learning têm explorado a dinâmica da confiança em agentes de inteligência artificial (IA). Um novo estudo da Universidade de Binghamton analisa como as interações entre humanos e chatbots podem ser visualizadas e compreendidas.

Contexto da pesquisa

O trabalho, desenvolvido por Xin “Vision” Wang, estudante de doutorado na Escola de Ciência de Sistemas e Engenharia Industrial, busca entender a confiança do usuário em sistemas de IA. A pesquisa foi apresentada na conferência ACM CHI 2025 em Yokohama, Japão, e oferece uma nova ferramenta chamada VizTrust.

Método proposto

VizTrust se baseia em quatro dimensões da psicologia social: competência, benevolência, integridade e previsibilidade. Usando técnicas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, a ferramenta analisa mensagens de usuários, levando em conta aspectos como tom emocional, nível de engajamento e estratégias de polidez.

A maioria dos estudos depende de entrevistas pós-conversa, mas não capturam o estado de confiança momentâneo durante a interação.
(“Most studies rely on post-conversation surveys, but they only can capture trust state before and after the human-AI interaction.”)

— Xin “Vision” Wang, Doutoranda, Universidade de Binghamton

Resultados e impacto

Os resultados mostraram que a confiança do usuário pode variar significativamente durante a interação. O estudo de caso analisado envolveu um engenheiro de software e um chatbot de terapia, demonstrando como sugestões indesejadas podem diminuir a confiança. Wang observa que o modelo oferece insights valiosos para melhorar o design de sistemas de IA.

A confiança não é apenas uma questão do usuário, mas do sistema.
(“Trust is not just a user issue—it’s a system issue.”)

— Xin “Vision” Wang, Doutoranda, Universidade de Binghamton

O VizTrust será desenvolvido para aumentar sua adaptabilidade e consideração de diferenças individuais no comportamento dos usuários. Wang pretende tornar a ferramenta disponível publicamente, contribuindo para uma experiência mais centrada no ser humano em aplicações de IA.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!