
Machine Learning na Comunicação Científica
Estudos recentes demonstraram como o uso de machine learning e inteligência artificial (AI) na criação de podcasts pode revolucionar a divulgação de pesquisas científicas, tornando-as mais acessíveis ao público em geral.
Contexto da pesquisa
A pesquisa foi liderada por Philip Moons na Universidade de Leuven, Bélgica. O estudo investigou a eficácia de podcasts gerados por AI para comunicar descobertas científicas publicadas na European Journal of Cardiovascular Nursing (EJCN).
Método proposto
Os pesquisadores utilizaram o Google NotebookLM, um assistente de pesquisa AI personalizado. A abordagem envolveu a seleção de 10 artigos e a geração de podcasts com suas informações. Os autores dos artigos foram questionados sobre a clareza, a confiabilidade e se acreditavam que os podcasts eram gerados por humanos ou máquinas.
“Quando realizei um primeiro teste com um dos meus próprios artigos, fiquei impressionado com a alta qualidade e com o quão natural soava.”
(“When I did a first test case with one of my own articles, I was flabbergasted by the high quality and how natural it sounded.”)— Philip Moons, Professor, Universidade de Leuven
Resultados e impacto
Os resultados mostraram que 50% dos autores acreditavam que os podcasts eram criados por humanos. Contudo, alguns destacaram que a AI cometeu algumas imprecisões na terminologia médica e o uso de um sotaque americano.
A maioria dos autores considerou que os podcasts explicavam bem os principais pontos dos artigos, utilizando linguagem acessível e uma estrutura lógica. A AI conseguiu capturar a essência dos trabalhos de uma maneira que pode facilitar o entendimento de pacientes e do público geral.
“Acredito que isso será uma tecnologia que permitirá editores, revistas e pesquisadores a comunicar sobre ciência ao público geral.”
(“I think that this will be a technology that will allow editors, journals, and researchers to communicate about science to the general public.”)— Philip Moons, Professor, Universidade de Leuven
Este avanço abre portas para novas modalidades de divulgação científica, incluindo possíveis podcasts adaptados para diferentes audiências e tópicos, utilizando a evolução contínua das tecnologias de AI.
Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)