- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
AI, ML & Deep Learning

Modelagem de dados: conceito de herança essencial em AI

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A utilização de técnicas de machine learning em projetos de ciência de dados tem evoluído rapidamente, com foco em práticas que melhoram a legibilidade e manutenção do código. A herança, um conceito fundamental da programação orientada a objetos, se mostra uma solução eficiente para esse desafio.

Arquitetura de modelo

A arquitetura de um modelo de deep learning deve ser cuidadosamente planejada. Neste contexto, o conceito de **herança** facilita a construção de classes que podem ser reutilizadas para diferentes fontes de dados. Essa abordagem reduz a complexidade, permitindo que os cientistas de dados foquem na lógica específica de limpeza de dados, enquanto o tratamento comum é gerido em uma classe base.

“Qualquer colega que precisar reexecutar esse código precisará apenas rodar a função main().”
(“Any colleague who needs to re-run this code will only need to run the main() function.”)

— Autor, Cargo, Empresa

Treinamento e otimização

O treinamento de modelos em diferentes conjuntos de dados pode ser iterativo e dispendioso. Com o uso da herança, as etapas comuns, como a validação da estrutura dos dados, são implementadas apenas uma vez. Esse método não só economiza tempo, mas também minimiza o risco de erros comuns durante o treinamento.

“Você deve ser capaz de confiar no seu trabalho e executá-lo.”
(“They should be able to trust your work and run it.”)

— Autor, Cargo, Empresa

Resultados e métricas

O impacto positivo na legibilidade e na manutenção do código pode ser medido através da redução de erros e melhoria na eficiência do processamento. Ao aplicar técnicas de **deep learning**, as métricas de desempenho mostraram um aumento significativo na acurácia dos modelos. Além disso, a capacidade de extender funcionalidades se torna mais fácil, permitindo que novas funcionalidades sejam incorporadas sem reescrever todo o código.

“Construir modelos é a parte fácil, enquanto manter o que foi construído é a parte difícil.”
(“building models is the easy part whilst maintaining what we have built is the hard part.”)

— Autor, Cargo, Empresa

Este novo paradigma apresenta não apenas uma evolução no desenvolvimento, mas também abre espaço para a adoção de melhores práticas na programação em machine learning e deep learning. Com as melhores práticas emergindo, é fundamental que os cientistas de dados acompanhem essas inovações para manter a competitividade no setor.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!