- Publicidade -
- Publicidade -
Política

Ministro da AGU acusa Bolsonaro por desmantelamento da Previdência no governo

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, responsabilizou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas fraudes e pelo enfraquecimento da rede de proteção social vinculada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme divulgado em 10 de junho. A ação judicial da AGU busca bloquear bens ligados a esquemas ilícitos detectados no órgão.

Contexto político

O cerne da acusação reside no conjunto de fraudes descobertas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no INSS, que envolvem descontos ilegais sobre aposentadorias e pensões. Segundo o ministro Jorge Messias, “O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis: dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas.” A atual gestão, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem adotado medidas para reconstrução do INSS, investindo em tecnologia, servidores e atendimento de qualidade. No entanto, a magnitude do problema envolve múltiplos agentes e uma complexa rede de intermediários financeiros.

Reações e debates

“O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis: dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas.”

— Jorge Messias, Ministro da Advocacia-Geral da União

O governo Lula, por sua vez, posiciona-se na linha de reconstrução e combate às fraudes, o que inclui ações judiciais recentes como o pedido de bloqueio de bens de 12 associações, sindicatos e 14 empresas e pessoas físicas ligadas ao esquema. Essas empresas são suspeitas de intermediárias em pagamentos indevidos a agentes públicos do INSS, com valores estimados em R$ 23,8 milhões. A CNN Brasil tentou contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro para obter posicionamento, sem sucesso até o momento.

“O governo do presidente Lula está reconstruindo o INSS, combatendo as fraudes, investindo em tecnologia, servidores e atendimento digno.”

— Jorge Messias, Ministro da Advocacia-Geral da União

Desdobramentos e desafios

O avanço das ações da AGU na justiça representa uma tentativa de recuperação dos recursos desviados e de responsabilização dos envolvidos no esquema. Contudo, o enfraquecimento das estruturas e o impacto sobre a população vulnerável indicam um desafio para o governo em restabelecer a confiança e efetividade do sistema previdenciário. A ação judicial e a reestruturação promovida são passos iniciais em um processo que deverá envolver aprimoramento legislativo e administrativo para coibir fraudes e garantir proteção social adequada.

O caminho para a consolidação dessa agenda política passa pela articulação entre órgãos fiscalizadores, o sistema judiciário e o reforço do aparato administrativo do INSS, além do acompanhamento contínuo do Congresso Nacional sobre a efetividade das medidas adotadas.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!