- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

Ministério da Saúde promove Dia D de vacinação contra a gripe

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — No sábado, 10 de junho, unidades básicas de saúde (UBS) e pontos de vacinação de todo o Brasil mobilizarão a população para o Dia D de vacinação contra a gripe, com o objetivo de imunizar 90% do público-alvo de mais de 81,6 milhões de pessoas.

Contexto e objetivos

A vacinação contra a gripe é fundamental para proteger a população, principalmente antes do inverno, quando a circulação de vírus respiratórios aumenta. Neste ano, o Ministério da Saúde destacou a importância da vacinação, buscando atingir grupos prioritários como crianças, idosos e gestantes. Segundo a nota do ministério, “A iniciativa marca a retomada do Dia D Nacional pela vacinação no país” (

The initiative marks the resumption of the National D Day for vaccination in the country.
(“A iniciativa marca a retomada do Dia D Nacional pela vacinação no país”)

— Ministério da Saúde

).

Metodologia e resultados

A ação ocorrerá de maneira simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, coordenada pelo governo federal e colaboradores estaduais e municipais. No Norte do país, a campanha será iniciada no segundo semestre, respeitando as características climáticas da região. Foram distribuídas por todo o Brasil mais de 51,3 milhões de doses da vacina. A meta é atingir uma cobertura de vacinação de 90% entre os grupos prioritários, que incluem, entre outros, trabalhadores da saúde, professores e povos indígenas.

Mais de 45.228 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) foram notificados no Brasil em 2023, com 42,9% com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios. Neste contexto, o aumento de internações por influenza A entre adultos e idosos é uma preocupação crescente.

Implicações para a saúde pública

O aumento na incidência de doenças respiratórias destaca a necessidade urgente de vacinação em massa. O público-alvo da campanha abrange não apenas crianças e idosos, mas também profissionais essenciais que integram a saúde e a segurança pública. Os dados da Fiocruz indicam uma prevalência maior de vírus respiratórios entre crianças de até 2 anos, o que reforça a urgência entre esses grupos.

Em perspectiva, o ministério acredita que a estratégia de vacinação intensificada será uma ferramenta crucial para mitigar o impacto das epidemias de doenças respiratórias na população. A previsão é que a vacinação contribua significativamente para a redução das hospitalizações e óbitos associados a essas condições.

A continuidade e eficácia dessa campanha dependerão da adesão do público e do suporte logístico das autoridades locais, essenciais para garantir que as vacinas cheguem, de fato, aos grupos mais vulneráveis.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!