- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

Ministério da Saúde alerta sobre acidentes elétricos fatais

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — O número de vítimas fatais em acidentes elétricos aumentou em 2024, registrando 257 mortes em um cenário onde o total de ocorrências caiu. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) indicam um total de 685 acidentes neste ano, o menor número em oito anos.

Contexto e objetivos

Os acidentes elétricos continuam a ser uma preocupação significativa de saúde pública. A meta do levantamento da Abradee é monitorar e reduzir o número de acidentes, visando proteger a população e, em especial, os trabalhadores na construção civil, que lideram as ocorrências. O público-alvo inclui trabalhadores, pessoas em situação de vulnerabilidade, além de toda a sociedade, que pode se beneficiar por meio de campanhas educativas.

Metodologia e resultados

O estudo foi realizado por meio de levantamento de dados dos acidentes com eletricidade, comparando os anos de 2023 e 2024. Em 2023, ocorreram 782 acidentes, resultando em 250 mortes. A análise para 2024 revelou 685 acidentes, mas um aumento nas fatalidades, sinalizando que os riscos permanecem elevados. Os principais fatores associados aos acidentes incluem obras prediais, ligações clandestinas e manuseio inadequado de equipamentos próximos à rede elétrica.

“Essas ocorrências podem estar relacionadas a fatores como a falta de conhecimento técnico para uma análise correta dos riscos, improvisações em instalações elétricas ou ausência de equipamentos adequados de proteção”
(“These occurrences may be related to factors such as a lack of technical knowledge for a proper risk assessment, improvisations in electrical installations, or the absence of adequate protective equipment.”)

— Marcos Madureira, Presidente, Abradee

Implicações para a saúde pública

A análise dos dados aponta para a necessidade urgente de reforçar a cultura de segurança nas comunidades. O aumento das mortes, mesmo com a redução das ocorrências, indica que a conscientização é crucial. A campanha Agosto Vermelho, lançada pela Abradee, tem como objetivo informar a população sobre os riscos e as práticas seguras relacionadas ao uso da eletricidade, enfatizando a importância de um comportamento seguro.

“A redução de ocorrências (para 685 acidentes com eletricidade) em 2024 indica avanços em ações de prevenção”
(“The reduction in occurrences (to 685 accidents with electricity) in 2024 indicates advances in prevention actions.”)

— Marcos Madureira, Presidente, Abradee

Com a campanha focada na construção civil, que registra o maior número de acidentes, a expectativa é que, através de workshops online e conteúdos educativos, maior segurança seja promovida entre os trabalhadores do setor. As estratégias de implementação incluem a produção de materiais informativos e ações de conscientização em locais de grande circulação.

A continuidade dessas iniciativas poderá impactar positivamente a saúde e a segurança pública, reduzindo assim o número de acidentes e fatalidades em relação ao uso da eletricidade nos próximos anos.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!