- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Justiça

Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta segunda-feira (30), uma portaria autorizando o uso de modernas ferramentas tecnológicas, incluindo inteligência artificial, em investigações criminais, buscando modernizar a atuação das forças de segurança.

Contexto jurídico

A Portaria nº 961 estabelece diretrizes para a utilização de tecnologias por órgãos de segurança pública federais e estaduais, incluindo a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A norma aplicada a instituições que recebem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) visa assegurar a legalidade e a proporção na implementação de soluções tecnológicas nas atividades investigativas.

Argumentos e precedentes

Segundo informações do Ministério da Justiça, a portaria é um passo significativo em direção à modernização das forças de segurança, que precisam atuar mantendo os direitos fundamentais dos cidadãos. Em nota, a pasta destacou que “a legalidade, a adequação, a necessidade e a proporcionalidade” são condições fundamentais para o uso de sistemas de informação. Os órgãos deverão deter autorização judicial para acessar dados sigilosos e, sempre que possível, descartar informações de cidadãos sem relação com os casos investigados. A normativa proíbe o uso de identificação biométrica à distância em espaços públicos, exceto em situações específicas, como busca de vítimas.

“A medida representa um avanço significativo na modernização das forças de segurança brasileiras, posicionando o país na vanguarda da aplicação responsável de tecnologia para proteção da sociedade”
(“The measure represents a significant advance in modernizing Brazilian security forces, positioning the country at the forefront of the responsible application of technology for the protection of society.”)

— Ministério da Justiça

Impactos e desdobramentos

A implementação da portaria influencia diretamente a dinâmica de investigação criminal, possibilitando um uso mais eficiente das tecnologias de informação. Contudo, a restrição ao uso de identificação biométrica levanta questões sobre a privacidade e a utilização de dados pessoais. O cumprimento da nova legislação deverá ser monitorado, dado que a aplicação imprópria de tecnologias pode acarretar na violação de direitos individuais. Especialistas em direito e direitos humanos podem seguir discutindo as implicações e sugerindo reformas visando garantir a proteção das liberdades civis.

“Os órgãos de segurança pública devem garantir que apenas agentes autorizados possam acessar as informações e sistemas, resguardando a integridade do processo investigativo”
(“Public security agencies must ensure that only authorized agents can access information and systems, safeguarding the integrity of the investigative process.”)

— Especialista em direito

As repercussões dessa regulamentação podem instigar debates sobre a necessidade de balanças adequadas entre segurança pública e direitos individuais, exigindo transparência e efetividade no uso de tecnologia na segurança pública.

Fonte: (Agência Brasil – Justiça)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!