- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

Microsoft detecta breach em dados de clientes na nuvem

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um grande incidente de interrupção nos serviços da Amazon Web Services (AWS) ocorreu nesta manhã, afetando plataformas e aplicativos globalmente, em vários fusos horários, devido a falhas técnicas na infraestrutura da empresa.

Incidente e vulnerabilidade

O problema teve início no data center da AWS na região US-East-1, em Virginia, EUA, onde altos índices de erro e atrasos foram relatados. A falha foi atribuída a problemas de resolução de DNS que afetaram a API do serviço DynamoDB, crucial para consultas de banco de dados de diversos clientes globais. As dificuldades na resolução do DNS resultaram em interrupções amplas, sugerindo uma vulnerabilidade crítica no gerenciamento de tráfego e na arquitetura de dependência de serviços da cloud.

Impacto e resposta

O impacto foi imediato e severo, com usuários dos Estados Unidos reportando falhas em uma variedade de aplicativos, incluindo Reddit, Snapchat e plataformas de jogos como Fortnite. O setor financeiro também foi drasticamente afetado, com serviços como Robinhood e Coinbase fora do ar. Na Europa, sites governamentais do Reino Unido e plataformas bancárias como o Lloyds Bank sofreram interrupções significativas. Até o final da manhã, a AWS confirmou que a situação havia sido mitigada, embora alguns serviços ainda apresentassem lentidão.

“Isso demonstra quão dependente a vida moderna se tornou da infraestrutura digital. O que antes era facilmente administrável com dinheiro físico agora se tornou complexo em um mundo sem dinheiro.”
(“This is, of course, not the first major outage we have experienced in recent memory; only a little over a year ago, a Microsoft outage caused airports and banks to grind to a halt.”)

— Mona Schroedel, Especialista em proteção de dados, Freeth

Mitigações recomendadas

Para mitigar os riscos associados a falhas em serviços como a AWS, recomenda-se a implementação de sistemas de backup robustos e a revisão contínua das práticas de segurança. Embora a AWS tenha anunciado a resolução do problema, é crucial que empresas e usuários conduzam avaliações dos seus projetos de dependência em serviços de terceiros e implementem alternativas para garantir continuidade operacional.

“As estruturas legais e regulatórias não acompanharam a rápida expansão dos serviços digitais. Mais precisa ser feito para garantir que existam sistemas de backup adequados para serviços críticos.”
(“As with the law in this area, the need for practical review and adjustments just cannot keep up with the speed of advancement.”)

— Mona Schroedel, Especialista em proteção de dados, Freeth

Os riscos residuais persistem devido à interdependência das infraestruturas digitais. A vigilância contínua e a implementação de boas práticas de segurança são essenciais para prevenir futuras interrupções.

Fonte: (Hack Read – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!