- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Mercados internacionais caem com nova fase da guerra comercial

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O retorno da guerra comercial promovida por Donald Trump impactou a economia global, com a queda do dólar e das ações de empresas americanas. As ameaças de tarifas contra produtos não fabricados nos EUA trouxeram incertezas aos mercados financeiros.

Panorama econômico

O cenário global enfrenta uma nova fase de tensões comerciais devido às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos. A imposição de tarifas de 50% sobre mercadorias provenientes da União Europeia a partir de 1º de junho foi um dos principais pontos levantados por Trump. O bloco europeu, que representa quase US$ 1 trilhão em transações comerciais com os EUA, responde com cautela, reafirmando a necessidade de negociações pautadas em “respeito mútuo”.

Indicadores e análises

As reações do mercado foram imediatas. Os índices de Nova York sofreram recuos significativos, com a Nasdaq registrando a pior semana em cinco semanas, impulsionada pela queda de 3% nas ações da Apple. Na Europa, as bolsas do Reino Unido, da Alemanha e o pan-Europeu Stoxx 600 também fecharam em território negativo. O índice do dólar americano, por sua vez, caiu 0,8%, marcando sua maior queda em um único dia em um mês.

“As propostas do bloco europeu apresentadas até aqui não foram positivas”
(“The proposals from the European bloc presented so far have not been positive.”)

— Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA

Impactos e previsões

A decisão de Trump de ameaçar tarifas adicionais sobre empresas como Apple e Samsung visa incentivar a instalação de fábricas nos EUA, embora tal medida possa resultar em preços mais altos para os consumidores americanos. Economistas alertam que isso pode elevar os custos de produção e, consequentemente, o preço final dos produtos. Especialistas preveem que as tensões contínuas podem levar a um ambiente de instabilidade, afetando tanto a indústria quanto o consumidor.

“Não estou buscando um acordo. Já definimos o acordo — é de 50%. Mas, outra vez, não terá tarifas se eles construírem fábricas aqui”
(“I’m not looking for a deal. We already defined the deal — it’s 50%. But, once again, there will be no tariffs if they build factories here.”)

— Donald Trump, Presidente dos EUA

Os próximos desdobramentos nas negociações e o impacto das tarifas propostas sobre o comércio podem gerar volatilidade nos mercados. Espera-se que a postura de Trump incentive a União Europeia a repensar suas estratégias comerciais a fim de minimizar os efeitos adversos de uma guerra tarifária.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!