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Educação

MEC reconhece 4,2 milhões de estudantes em atraso escolar

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Brasília — InkDesign News — Em todo o Brasil, 4,2 milhões de estudantes estão em atraso escolar, em dois anos ou mais, representando 12,5% de todas as matrículas. As informações são do Censo Escolar 2024, analisadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Contexto educacional

O cenário educacional brasileiro, embora tenha mostrado uma leve melhora nos últimos anos, ainda apresenta desafios significativos. Dados do Censo Escolar indicam que a distorção da relação idade-série vem diminuindo gradualmente. Em 2023, 13,4% da população estudantil estava em atraso escolar. O Unicef destaca que é vital considerar não apenas o desempenho acadêmico, mas também os contextos sociais dos estudantes. A análise revela que a desigualdade é um fator crítico, especialmente em relação à raça/cor e gênero dos alunos. A distorção idade-série entre estudantes negros é de 15,2%, quase o dobro da registrada entre brancos, que é de 8,1%.

Políticas e iniciativas

Com o desafio do abandono escolar em questão, várias políticas estão sendo implementadas. O Unicef, em colaboração com o Instituto Claro e a Fundação Itaú, desenvolve a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, focada no enfrentamento da cultura de fracasso nas redes públicas de ensino. “Acreditamos na mudança e na transformação social por meio da educação, e para alcançar esse objetivo é fundamental conhecer os desafios”, afirma Daniely Gomiero, vice-presidente do Instituto Claro.

Desafios e perspectivas

Apesar de progressos em indicadores como o aumento da população adulta com ensino médio completo — que alcançou 56% em 2024 — muitos obstáculos persistem. A infraestrutura das escolas e a desigualdade social contribuem para o sistema educacional fragilizado. Julia Ribeiro, especialista em educação do Unicef, ressalta:

“Quando o estudante entra em atraso escolar, ele passa a se sentir não pertencente à escola.
(“Quando o estudante entra em atraso escolar, ele passa a se sentir não pertencente à escola.”)

— Julia Ribeiro, Especialista de Educação, Unicef

O sentimento de exclusão pode acentuar a desvinculação e, por conseguinte, os índices de abandono.

Portanto, mesmo diante de melhorias, é fundamental que o governo e as instituições educativas continuem a promover iniciativas que abordem as causas subjacentes do atraso escolar, ouvindo e integrando as vozes dos estudantes ao processo de desenvolvimento de políticas educacionais.

A experiência dos adolescentes em relação ao ambiente escolar é crucial, sendo que 33% deles acreditam que a escola não conhece suas vidas e suas famílias, demonstrando uma lacuna significativa na conexão entre estudantes e instituições.

Fontes: Agência Brasil – Educação

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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