
Brasília — InkDesign News — O livro digital “Escolas em Alerta”, lançado este mês por 33 especialistas em segurança e gestão de crises, busca fortalecer a cultura de proteção da infância e o combate à violência nas instituições de ensino no Brasil.
Contexto educacional
O contexto educacional no Brasil enfrenta desafios severos em relação à segurança nas escolas, como evidenciado pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Este documento revela que 1,7% das escolas relataram situações de tiroteios e 2,3% enfrentaram casos de assédio sexual. Esses indicadores alarmantes evidenciam a urgência de discutir e implementar medidas eficazes que garantam a proteção dos alunos e educadores.
Políticas e iniciativas
Organizado pela Cosafe, o livro traz propostas voltadas a educadores, gestores escolares e autoridades, promovendo um diálogo necessário para a construção de ambientes educacionais seguros. Ana Flavia Bello Rodrigues, diretora executiva da Cosafe, explica:
“Elas são ligadas a diversos aspectos da escola, desde acidentes, drogas, suicídio e tentativa de suicídio, automutilação, problemas de saúde mental.”
(“They are linked to various aspects of the school, from accidents, drugs, suicide and attempted suicide, self-harm, mental health issues.”)— Ana Flavia Bello Rodrigues, Diretora Executiva, Cosafe
Desafios e perspectivas
Entre os principais desafios estão a infraestrutura das escolas e a desigualdade social que afetam a saúde mental dos alunos. A especialista também ressalta o impacto das redes sociais, que, segundo ela, tem contribuído para a escalada de violência como o bullying:
“O sofrimento dessa geração hoje vem muitas vezes de casa, com abandono que começa dentro de casa.”
(“The suffering of this generation today often comes from home, with neglect that begins at home.”)— Ana Flavia Bello Rodrigues, Diretora Executiva, Cosafe
A expectativa é que, com a implementação de políticas integradas e a colaboração entre autoridades e famílias, o ambiente educacional possa se tornar mais seguro e propício ao desenvolvimento dos jovens.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)