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Educação

MEC libera quinta parcela do Pé-de-Meia para educação infantil

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Brasília — InkDesign News — Estudantes do programa Pé-de-Meia nascidos em setembro e outubro recebem nesta sexta-feira (1º) a quinta parcela do benefício de incentivo-frequência às aulas, que objetiva fomentar a permanência e conclusão do ensino médio. O programa, iniciado em 2025, é um passo na democratização do acesso à educação e tem um investimento significativo na inclusão social.

Contexto educacional

A taxa de abandono escolar no Brasil, especialmente entre os alunos de baixa renda, é preocupante. Dados do Ministério da Educação (MEC) indicam que aproximadamente 1,2 milhão de alunos não concluem o ensino médio anualmente. O programa Pé-de-Meia busca, portanto, reverter esse cenário, oferecendo um suporte financeiro para alunos da rede pública matriculados no ensino médio e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A exigência de presença mínima de 80% nas aulas para receber o benefício enfatiza a importância do compromisso acadêmico.

Políticas e iniciativas

O incentivo-frequência de R$ 200 é uma das quatro modalidades de incentivo disponíveis para alunos do Pé-de-Meia, que, juntos, podem somar até R$ 9,2 mil ao final do ensino médio. Esses recursos são geridos pela Caixa Econômica Federal, que automatiza a abertura de contas-poupança em nome dos estudantes. “Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é inscrito automaticamente”

“Every student who meets the program’s criteria is automatically registered.”
(“Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é inscrito automaticamente.”)

— Ministério da Educação (MEC)

.

Desafios e perspectivas

Apesar dos esforços, a implementação do Pé-de-Meia enfrenta desafios significativos, como a desigualdade regional no acesso à educação e as dificuldades de gestão nas escolas públicas. “A infraestrutura muitas vezes não atende às necessidades dos alunos, o que pode limitar o impacto positivo do programa”

“The infrastructure often does not meet students’ needs, which can limit the program’s positive impact.”
(“A infraestrutura muitas vezes não atende às necessidades dos alunos, o que pode limitar o impacto positivo do programa.”)

— Especialista em Educação

. Para que o Pé-de-Meia cumpra seu objetivo de elevar a permanência escolar, é essencial assegurar que as escolas tenham os recursos e a estrutura adequados.

Aos olhos do MEC e dos gestores educacionais, o futuro do programa depende não apenas do cumprimento das metas de frequência, mas também do compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As expectativas são altas, com a meta de beneficiar 3,3 milhões de estudantes até o início de agosto.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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