
Brasília — InkDesign News — A quinta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 foi liberada nesta segunda-feira (4) para estudantes nascidos em novembro e dezembro, no valor de R$ 200. O programa visa fomentar a frequência escolar na educação básica.
Contexto educacional
O programa Pé-de-Meia foi criado com o objetivo de promover a permanência do aluno na escola e assegurar a conclusão do ensino médio. O incentivo é voltado para estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Com a exigência de uma frequência mínima de 80% nas aulas, cerca de 3,3 milhões de alunos tiveram acesso ao benefício, conforme dados do Ministério da Educação (MEC).
Políticas e iniciativas
Os pagamentos são realizados de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos, com cada grupo recebendo em datas específicas ao longo do ano. Para aqueles com 18 anos ou mais, o valor pode ser sacado ou movimentado imediatamente via aplicativo Caixa Tem. Para os menores, a movimentação depende da autorização do responsável.
“O Pé-de-Meia visa democratizar o acesso à educação e promover inclusão social através do ensino.”
(“The Pé-de-Meia program aims to democratize access to education and promote social inclusion through education.”)— Representante do MEC
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, o programa ainda enfrenta desafios, como a desigualdade social e a infraestrutura nas escolas públicas. A continuidade e expansão do Pé-de-Meia dependem da uniformização dos recursos e da adesão das comunidades escolares. As perspectivas indicam que, se bem implementado, o programa pode atingir seus objetivos de inclusão e retenção escolar.
“Não há necessidade de inscrição para inclusão. Todo aluno que se encaixa nos critérios é inscrito automaticamente.”
(“There is no need for registration for inclusion. Every student meeting the criteria is automatically registered.”)— MEC
Os impactos esperados são significativos, com a possibilidade de reduzir a evasão escolar e, consequentemente, promover melhores indicadores educacionais. Os próximos passos incluem uma avaliação sistemática do programa para ajustar estratégias e proporcionar mais recursos às instituições de ensino.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)