
Brasília — InkDesign News — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 1º de outubro de 2025 o decreto que institui o Compromisso Nacional Toda Matemática, visando garantir o direito à aprendizagem em matemática dos estudantes da educação básica no Brasil.
Contexto educacional
A educação matemática tem sido uma preocupação persistente nas políticas públicas do Brasil, refletida em indicadores como o baixo desempenho dos estudantes em avaliações nacionais e internacionais. Segundo dados do último Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), muitos alunos ainda enfrentam dificuldades significativas na disciplina. A estratégia colaborativa proposta por Lula envolve estados, municípios e o Distrito Federal, com o Ministério da Educação atuando como coordenador principal para a formulação e monitoramento dessas políticas.
Políticas e iniciativas
O Compromisso Nacional Toda Matemática aborda a educação matemática por meio de cinco eixos estruturantes: governança e gestão, formação de profissionais da educação, orientação curricular, avaliação da aprendizagem, e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas. Ao lado de Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de recursos tecnológicos e pedagógicos para a formação de professores. Ele afirmou que “[teremos] uma ferramenta digital para avaliar o aluno, para o professor poder corrigir e traçar as suas estratégias, mas fundamentalmente formar professores, material pedagógico focado nisso”
“We will have a digital tool to assess the student, so the teacher can correct and devise their strategies, but fundamentally train teachers, pedagogical material focused on this.”
(“[teremos] uma ferramenta digital para avaliar o aluno, para o professor poder corrigir e traçar as suas estratégias, mas fundamentalmente formar professores, material pedagógico focado nisso.”)— Camilo Santana, Ministro da Educação
. A adesão por parte dos entes federativos é voluntária, permitindo que as redes educacionais adotem ações conforme suas necessidades.
Desafios e perspectivas
Entretanto, os desafios permanecem, especialmente em um país com desigualdades regionais acentuadas e uma infraestrutura educacional deficitária. A implementação efetiva do Compromisso Nacional Toda Matemática exigirá um esforço conjunto para enfrentar essas disparidades e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Lula expressou a intenção de transformar a experiência escolar, enfatizando a necessidade de um ambiente atraente para os alunos, com “merenda de qualidade e bons professores”. Ele acentuou: “Se a gente fizer isso, a gente está fazendo uma revolução na educação brasileira”
“If we do this, we are making a revolution in Brazilian education.”
(“Se a gente fizer isso, a gente está fazendo uma revolução na educação brasileira.”)— Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil
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Os próximos passos incluem o fortalecimento das capacidades locais e a criação de medidas que reconheçam o progresso em diversas regiões, com particular atenção aos grupos marginalizados. Com um enfoque claro em políticas integradas e na valorização de práticas bem-sucedidas, espera-se que o compromisso traga mudanças significativas no cenário educacional brasileiro.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)