
São Paulo — InkDesign News — A inteligência artificial (IA) e os modelos de linguagem de grande escala (LLMs) estão em rápida evolução, com inovações recentes focadas na interoperabilidade através de protocols como o Model Context Protocol (MCP). Lançado em novembro de 2024 pela Anthropic, o MCP visa facilitar a comunicação entre agentes de diferentes frameworks, prometendo um novo patamar de integração na indústria de IA.
Tecnologia e abordagem
O Model Context Protocol (MCP) se destaca ao permitir que agentes desenvolvidos em uma arquitetura se comuniquem com outros agentes de diferentes estruturas. Este protocolo, embora não seja um padrão formal, é considerado por muitos como a escolha preferencial para a interoperabilidade no ecossistema de IA. O MCP, juntamente com outras iniciativas como o Agent2Agent da Google e o AGNTCY da Cisco, busca estabelecer uma norma que possa ser adotada universalmente.
Aplicação e desempenho
Um aspecto crítico do MCP é sua capacidade de simplificar a interação entre modelos e ferramentas. Antes do MCP, APIs eram os principais conectores, mas estes têm limitações, especialmente em interações automáticas. Com o MCP, as organizações podem configurar servidores que permitem uma granularidade maior no controle do acesso e das interações dos agentes. Isso é valioso, pois permite que empresas definam claramente o que os agentes externos podem acessar.
Isso é realmente poderoso sobre o MCP. Você coloca isso em cima de qualquer contexto que tenha, e agora tem um método de controle muito fino.
(“That’s the really powerful thing about MCP,” Flast said. “You take MCP and put it on top of whatever context you have, then you now have a very fine-grained method with which you can control and expose the capabilities you need.”)— Ben Flast, Diretor de Produto, MongoDB
Impacto e mercado
A adoção do MCP está crescendo, com empresas como OpenAI, AWS e Wix abrindo servidores MCP ou criando integrações com o protocolo. As vantagens percebidas incluem não apenas melhorias na interoperabilidade, mas também uma movimentação estratégica em direção a um futuro onde os padrões de comunicação entre agentes sejam mais claros e eficazes.
Acreditamos que esse modo de exposição de ferramentas para agentes é um paradigma poderoso. Coisas como o MCP nos permitirão obter ainda mais benefícios no futuro.
(“We do believe that this notion of a standard way to expose tools to agents is a really powerful paradigm. So things like MCP will allow us to yield even more benefit in the future.”)— Shawn Malotra, CTO, Rocket Companies
Os próximos passos incluem a consolidação do MCP como um padrão aceitável entre as empresas que buscam interoperabilidade, além da possibilidade de que novos protocolos possam surgir antes que um consenso definitivo seja alcançado. Isso pode impactar significativamente a forma como a IA é implementada em diferentes setores.
Fonte: (VentureBeat – AI)