
São Paulo — InkDesign News — A recente declaração da Mastercard sobre a censura de jogos adultos em plataformas como Steam e itch.io levanta questões sobre a dinâmica entre a cultura geek e os pagamentos digitais, revelando tensões entre a liberdade criativa e as restrições financeiras.
Lançamento e features
A Mastercard afirmou que “não avaliou nenhum jogo ou exigiu restrições de qualquer atividade em sites e plataformas de criadores de jogos” (Mastercard has not evaluated any game or required restrictions of any activity on game creator sites and platforms). Essa declaração foi feita em resposta ao fechamento de vários jogos de conteúdo adulto em plataformas populares, com a empresa assegurando que “seguimos padrões baseados na lei” (Our payment network follows standards based on the rule of law). Essa situação impactou diretamente o acesso de gamers a títulos que, embora considerados controversos, permanecem dentro da legalidade.
Recepção e audiência
A controvérsia gerou uma onda de indignação entre fãs e desenvolvedores independentes. O fundador da itch.io, Leaf Corcoran, anunciou que a plataforma vai reintroduzir jogos NSFW que foram retirados, mas que está “ainda em discussões contínuas com processadores de pagamentos” (still in ongoing discussions with payment processors). Os jogos NSFW, uma parcela significativa dos títulos da plataforma, atraem uma base de usuários dedicada que busca alternativas aos jogos convencionais.
Tendências e mercado
O movimento contra a censura, liderado pelo grupo anti-pornografia Collective Shout, resultou em um volume significativo de reclamações direcionadas a empresas de pagamento. “Acreditamos que é inaceitável lucrar com pornografia violenta” (we believe it is unacceptable to profit off violent pornography), afirmaram representantes do grupo. Essa pressão resultou, segundo especialistas, em um “crackdown” por parte dos processadores de pagamento, levando plataformas como Steam e itch.io a revisar suas políticas de conteúdo.
Com mais de 120 milhões de usuários ativos mensais no Steam e um crescimento explosivo no setor de jogos indie, a resposta das empresas a essas pressões pode moldar o futuro da distribuição de jogos e a acessibilidade de conteúdo para diversas audiências. Em meio a isso, o impacto nas vendas e no engajamento de jogadores pode ser significativo.
Fique atento a eventos futuros, DLCs e novas políticas que poderão surgir como consequência desta polêmica, que promete influenciar não apenas a forma como jogos são distribuídos, mas também as normas culturais em torno do que é aceitável na indústria de jogos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)