
São Paulo — InkDesign News — O universo dos games continua a se transformar, revelando pérolas do passado como Buggy Boy, que teve impacto significativo na cultura geek e nos e-sports. Este clássico é uma referência fundamental quando discutimos a evolução dos jogos de corrida.
Lançamento e features
A primeira versão de Buggy Boy foi lançada no Japão em 1985, apresentando uma cabine de cockpit com três telas. O jogo prolifera em várias plataformas, como Commodore 64, Amstrad CPC e ZX Spectrum, com destaque para a versão de 1988, que se estabeleceu como a mais memorável. Segundo estatísticas, Buggy Boy introduziu diversas mecânicas inovadoras, incluindo a habilidade de dirigir sobre duas rodas.
A capacidade de saltar e virar o carro era uma característica única e foi um marco para jogos posteriores.
(“The ability to jump, I think, marks out BB as special.”)— John Walker, Crítico de Games
Recepção e audiência
Embora Buggy Boy tenha sido um sucesso moderado na sua época, permanece relativamente desconhecido nas discussões contemporâneas sobre jogos de corrida. O jogo era popular entre jovens jogadores, particularmente no Reino Unido, onde o Commodore 64 tinha uma base de usuários considerável.
“Apenas dirigir em duas rodas foi revolucionário e ampliou as possibilidades dos jogos de corrida até então.”
(“It’s a gloriously silly feature that too many racing games would have eschewed.”)— John Walker, Crítico de Games
Tendências e mercado
Sete anos antes do lançamento de Super Mario Kart, Buggy Boy já testava os limites da jogabilidade em um gênero muito competitivo. Atualmente, a nostalgia por clássicos está resgatando interesses em jogos de arcade. A análise do comportamento dos jogadores indica que os títulos que oferecem experiências únicas, como a habilidade de saltar, têm chances de revitalização no mercado atual.
Próximos eventos, como os jogos de antiguidades e várias atualizações e DLCs, podem incentivar estúdios a reimaginar clássicos para novas gerações.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)