
São Paulo — InkDesign News — O empreendedorismo familiar tem se mostrado uma alternativa viável para muitos brasileiros, especialmente em períodos de incerteza econômica. Casos como o de Andréa Novaes e sua mãe, Maria Aparecida Mendes, ilustram como a tradição pode se aliar à inovação no setor alimentício.
Panorama econômico
Com a contínua variação das taxas de juros e a crescente inflação, muitos profissionais têm buscado alternativas de renda. No cenário atual, a economia brasileira enfrenta desafios, incluindo um crescimento moderado do PIB, o que tem levado à busca por novas fontes de sustento e o fortalecimento do empreendedorismo local.
Indicadores e análises
De acordo com dados recentes, o bairro de Belo Horizonte, onde a Casa Bene opera, vê um aumento na demanda por produtos alimentícios diferenciados. A marca, que começou distribuindo brownies, adaptou-se ao ambiente de alta competitividade ao introduzir um pudim autoral, inspirado em receitas familiares. “A receita é algo que sempre agradava todo mundo. Parecia uma ótima ideia transformar aquilo em algo exclusivamente nosso”, lembra Andréa.
“Quando chegamos com essa embalagem individual e compactada, chamamos muito a atenção”
(“When we arrived with this individual and compact packaging, we drew a lot of attention.”)— Andréa Novaes, Proprietária da Casa Bene
Impactos e previsões
Com a participação ativa de sua mãe na produção, inclusive com adaptações da receita para a produção em escala, o legado familiar se torna um diferencial competitivo. Atualmente, a Casa Bene atende a cerca de 70 estabelecimentos, com planos de expandir para 100 até o final do ano. Camila Fraga, outra mulher empreendedora, confirma a importância de parcerias familiares para o sucesso no setor. “O empreendedorismo, quando se tem alguém ao lado, se torna muito mais fácil”, diz Camila, que mudou sua trajetória profissional ao juntar-se ao negócio da mãe em Canoas, no Rio Grande do Sul.
“Entender que sempre há o que aprender é essencial. Somos uma engrenagem.”
(“Understanding that there is always something to learn is essential. We are a gear.”)— Camila Fraga, Co-fundadora da Beth Fraga Confecções
À medida que o mercado continua a evoluir, iniciativas como a da Casa Bene e da Beth Fraga Confecções demonstram que a adaptação e a colaboração familiar podem resultar em negócios sustentáveis, prontos para enfrentar os desafios econômicos. As próximas medidas de mercado devem focar em fortalecer a presença digital e melhorar a logística de entrega, essenciais em tempos de alta demanda por produtos artisanais.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)