- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning revoluciona edição de vídeo em tempo real

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A nova pesquisa desenvolvida por uma equipe da Bar-Ilan University apresenta uma abordagem inovadora de machine learning, chamada OmnimatteZero, para separação de objetos e fundos em vídeos em tempo real, sem a necessidade de treinamento extensivo.

Contexto da pesquisa

A pesquisa, conduzida pelo Dr. Dvir Samuel e pelo Prof. Gal Chechik, aborda as limitações de métodos tradicionais que requerem modelos de inteligência artificial treinados com milhões de exemplos rotulados. A equipe afirma que a técnica OmnimatteZero simplifica o processo de separação de objetos, preservando elementos complexos como cabelos e reflexos.

Método proposto

O método utiliza uma abordagem generativa, tirando proveito de modelos de difusão de vídeo pré-treinados. Em vez de se basear em aprendizado supervisionado caro, a técnica aplica conceitos de imagem-completude, adaptados para o domínio do vídeo. Com um sistema de autoatenção embutido, é possível identificar efeitos de objetos em múltiplos quadros sem treinamento prévio.

“No sistema de decomposição de vídeo, o algoritmo deve identificar os efeitos que um objeto impõe na cena e removê-lo ou extraí-lo de maneira que pareça natural”
(“In video decomposition systems, the algorithm must identify the effects an object imposes on the scene, and then remove or extract it in a way that looks natural.”)

— Dr. Dvir Samuel, Pesquisador, Bar-Ilan University

Resultados e impacto

A pesquisa indica que o OmnimatteZero resulta em uma separação eficaz de camadas em apenas 0,04 segundos por quadro em uma GPU A100, eliminando a espera de minutos para processamento. Os resultados demonstram que modelos dedicados para a separação de vídeo não são necessários, e a eficácia é mantida utilizando apenas um modelo de geração de vídeo existente.

A metodologia proposta tem um impacto potencial significativo na edição de vídeos, permitindo a reutilização de cenas em tempo real, o que pode beneficiar criadores de conteúdo, designers e pesquisadores de IA. Dr. Samuel também menciona um próximo passo voltado para a sincronização sonorizada, onde sons indesejados devem ser removidos junto com os objetos visuais.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!