- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning molda percepções sobre AI e personalização

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A pesquisa recente do MIT analisa como a tecnologia de machine learning está moldando a percepção das pessoas sobre a inteligência artificial (IA). O estudo revela que as reações a AI são influenciadas pela capacidade percebida e pela necessidade de personalização nos contextos de decisão.

Contexto da pesquisa

O estudo foi conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Massachusetts (MIT), incluindo o Professor Jackson Lu, focando nas reações das pessoas em diferentes contextos de decisão ao interagir com sistemas de IA. As interações humanas versus decisões automáticas estão no centro desta discussão, revelando nuances nas atitudes das pessoas.

Método proposto

Os pesquisadores desenvolveram uma “Estratégia de Capacidade–Personalização”, que considera dois fatores cruciais: a capacidade percebida da IA e a necessidade de personalização. Para validar esse modelo, uma meta-análise de 163 estudos anteriores foi realizada, envolvendo mais de 82.000 reações em 93 diferentes contextos decisórios, como diagnósticos médicos e triagem de currículos.

Resultados e impacto

“As pessoas preferem a IA apenas se acreditam que ela é mais capaz do que os humanos e se a tarefa não exigir personalização”
(“People will prefer AI only if they think the AI is more capable than humans and the task is nonpersonal.”)

— Jackson Lu, Professor, MIT

Os resultados confirmaram que a apreciação da IA é mais pronunciada em tarefas onde a capacidade de execução é mais valorizada que as interações humanas, como na detecção de fraudes. Em contrapartida, em situações onde o contexto humano é fundamental, como terapia e entrevistas de emprego, as pessoas tendem a ser mais avessas ao uso de IA. O estudo apontou que, em países com menos desemprego, a aceitação da IA é mais forte, o que pode ser atribuído ao medo da substituição no mercado de trabalho.

Essa pesquisa abre caminhos para uma melhor compreensão do papel crescente da IA em diversas áreas, destacando a importância de ajustar soluções de machine learning aos contextos pessoais e sociais. Em termos de próximos passos, o estudo sugere a necessidade de investir em interfaces que considerem a interação humana nas decisões automatizadas.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!