- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning eleva engajamento apesar de desconfiança com AI

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A pesquisa recente sobre machine learning, focada em desinformação gerada por inteligência artificial (IA), revela como essas tecnologias influenciam a confiança dos consumidores em fontes de notícias.

Contexto da pesquisa

Nos últimos anos, a disseminação de desinformação online, principalmente através de redes sociais, levantou preocupações sobre a percepção pública em relação à confiabilidade das notícias. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, da Universidade Johns Hopkins e da Universidade Nacional de Cingapura, em colaboração com o jornal Süddeutsche Zeitung, analisa como a desinformação favorecida por IA afeta a confiança nas fontes de notícias.

Método proposto

No experimento de campo realizado, 17.000 leitores foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo visualizou imagens reais e geradas por IA relacionadas a assuntos atuais, enquanto o segundo grupo analisou apenas imagens reais. Após essa etapa, ambos os grupos participaram de um questionário que avaliava a percepção de desinformação e a confiança nas fontes de notícias. O engajamento posterior com o conteúdo do Süddeutsche Zeitung foi monitorado ao longo de duas semanas.

Resultados e impacto

Os resultados mostraram que, apesar da desconfiança crescente causada pela exposição a conteúdos gerados por IA, o grupo que interagiu com a desinformação teve um aumento de 3% nas visitas ao conteúdo digital do Süddeutsche Zeitung em comparação ao grupo controle. A retenção de assinatura também aumentou em 1,1% após cinco meses. Esta revelação indica que a presença de desinformação pode, paradoxalmente, aumentar o interesse por fontes consideradas confiáveis.

“A deterioração no ambiente de informação trouxe por tecnologias como a GenAI leva à redução da confiança no ambiente informacional como um todo.”
(“The deterioration in the information environment that has come from the emergence of a technology like GenAI leads to reduced trust in the information environment as a whole.”)

— Felipe Campante, Süddeutsche Zeitung Digitale Medien

Essa pesquisa sugere que organizações de notícias devem adaptar suas estratégias para responder aos desafios da desinformação gerada por IA. O futuro pode incluir iniciativas que ajudem os leitores a distinguir entre o conteúdo real e o gerado, reforçando a integridade do jornalismo. Os próximos passos devem explorar como tecnologias emergentes podem ser empregadas para melhorar a educação e a capacidade crítica dos consumidores de notícias.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!