
Londres — InkDesign News — O mercado de e-commerce de moda enfrenta forte pressão, refletida na venda do marketplace britânico Lyst, antes avaliado em US$ 700 milhões, que foi adquirido por US$ 154 milhões pela japonesa Zozo. A operação destaca desafios em escala global, competição e investimentos em tecnologia.
Lançamento e Modelo de Negócio
Lyst opera como um marketplace de moda de alto padrão, agregando produtos de 27 mil marcas, incluindo Prada, Gucci, Valentino, e grandes varejistas como Selfridges e Harrods. A empresa tem uma base de 160 milhões de usuários únicos anuais, combinando desde compradores ativos até observadores. Em seu último ano fiscal encerrado em março de 2024, a receita se manteve estável em £50,1 milhões (US$ 64 milhões), praticamente igual ao ano anterior com £50 milhões.
Desafios e Performance Financeira
Apesar da estabilidade em receita, Lyst ainda reporta prejuízos, porém reduziu seu déficit de £23,7 milhões para £510 mil em doze meses, e obteve lucro operacional antes de impostos de £443 mil. Um porta-voz afirmou que a empresa teve EBITDA positivo de US$ 1 milhão no último balanço auditado.
“Este é um momento empolgante para a Lyst, e uma vitória para nosso ecossistema de moda e parceiros à medida que avançamos como parte do grupo ZOZO.”
(“This is an exciting moment for Lyst, and a win-win for our fashion ecosystem of shoppers and partners as we move forward as part of ZOZO Group.”)— Emma McFerran, CEO, Lyst
Entre os desafios enfrentados estão as tarifas impostas pelos EUA, que impactam em cerca de 30% do faturamento da Lyst, e a concorrência crescente de grandes players como Amazon e Temu. Além disso, a migração do interesse dos investidores para empresas ágeis em IA pressiona companhias fora desse segmento a apresentarem novos modelos de crescimento.
Integração e Futuro
A Zozo, dona de marcas como Zozotown e Wear by Zozo, manterá a operação da Lyst como negócio autônomo, com Emma McFerran na liderança contínua. Ambas as empresas sinalizam a intenção de “transformar o futuro da descoberta de moda por meio da IA e tecnologia,” embora detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados.
“Transformando o futuro da descoberta de moda por meio da IA e tecnologia.”
(“Transforming the Future of Fashion Discovery through AI and Technology.”)— Anúncio oficial, Lyst e Zozo
A aquisição amplia a presença internacional da Zozo, com clientes da Lyst em 190 mercados, reflectindo 34% das vendas na Europa, 30% nos Estados Unidos e 24% no Reino Unido. A expectativa é que a nova escala traga eficiência e apoie a empresa diante do atual cenário desafiador do omnichannel e do comércio digital.
O mercado de commerce de moda digital continua em transformação, e essa integração pode ser decisiva para que Lyst fortaleça sua posição frente à volatilidade do setor e às mudanças no comportamento do consumidor.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)