- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Líderes da UE discutem uso de drones após ataque híbrido

- Publicidade -
- Publicidade -

Copenhague — InkDesign News — Em um encontro informal, líderes da União Europeia se reúnem para discutir as recentes intrusões de drones, a guerra na Ucrânia e segurança coletiva, contemplando a criação de um “muro de drones” como nova estratégia defensiva.

Contexto e lançamento

Nos últimos meses, diversas nações da Europa, incluindo a Dinamarca, relataram a presença de drones não identificados em seu espaço aéreo, com alguns incidentes levando ao fechamento temporário de aeroportos. Embora os oficiais dinamarqueses não tenham culpado oficialmente a Rússia, descreveram esses eventos como parte de um “ataque híbrido”, que também inclui ciberataques. Nas próximas discussões, a ideia do “muro de drones” ganha destaque, visando proteger as nações europeias de potenciais ameaças externas.

Design e especificações

O conceito do “muro de drones” não se baseia em uma barreira física, mas em um sistema avançado de monitoramento e rastreamento. Este sistema incluirá tecnologias de bloqueio e, possivelmente, armas a laser para neutralização de drones intrusos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfatizou a importância da defesa em tempo real e a necessidade de investir em capacidades estratégicas independentes para a Europa, destacando que “é o alicerce de uma defesa credível”.

A defesa da Europa oriental mantém toda a Europa segura. Desde o Mar Báltico até o Mar Negro.
(“Europe’s eastern flank keeps all of Europe safe. From the Baltic Sea to the Black Sea.”)

— Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Repercussão e aplicações

A repercussão das intrusões de drones gerou apreensões e discussões acaloradas entre as nações da UE. Como parte da solução, a Alemanha anunciou que está considerando permitir que suas forças de segurança abatam drones, uma medida que exigirá alterações na legislação atual sobre segurança da aviação. As implicações culturais dessas discussões vão além das questões de segurança, envolvendo questões éticas sobre o uso militar da tecnologia em ambientes civis.

Nem todo drone controlado por potências estrangeiras é automaticamente uma ameaça.
(“I will explicitly say that not every drone controlled by foreign powers is automatically a threat either.”)

— Alexander Dobrindt, Ministro do Interior da Alemanha

Esperam-se que futuras discussões abordem não apenas a defesa contra drones, mas também a possibilidade de confiscos de ativos russos para financiar países afetados pela guerra na Ucrânia, criando um complexo pano de fundo para a soberania econômica e a segurança coletiva na Europa. Olhando para o futuro, a capacidade de construção de defesas eficientes contra drones deve se tornar uma prioridade nas políticas de segurança europeias.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!