
Madri — InkDesign News — A Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulga nesta terça-feira (6) a decisão definitiva sobre a possível exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes da Fifa, após audiência realizada na Suíça nesta segunda-feira (5).
Desenvolvimento do jogo
A exclusão do León aconteceu em março por conta da alegação da Fifa de que o clube é controlado pelo mesmo grupo que comanda o Pachuca, outro time mexicano participante do Mundial de Clubes. Segundo o regulamento, “nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante” (“no individual or legal entity may control or exercise influence over more than one participating club”).
O León, porém, argumenta estar em conformidade com os requisitos de elegibilidade e afirma que Pachuca e León pertencem a entidades jurídicas distintas, iniciando um processo de separação. A decisão do CAS foi aguardada com grande expectativa pela comunidade esportiva, considerando o impacto direto no grupo D, que inclui Flamengo, Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia.
Destaques e estatísticas
O jornal mexicano Record revelou uma declaração do León, em papel timbrado com os escudos dos dois times, comprovando controle comum, o que favorece a tese da Fifa. A disputa pela vaga também contou com o recurso do Alajuelense, da Costa Rica, que apresentou seus argumentos em Madrid para assumir a vaga caso a exclusão do León se confirme.
“Dirigentes do León participaram da audiência, mas apenas ouviram as declarações do Alajuelense”
— ESPN mexicana
Além disso, o América-MEX está posicionado no ranking da Fifa como o clube melhor colocado entre os não classificados, mas está impossibilitado de participar por conta do limite de dois clubes por país. Dessa forma, a entidade planeja um jogo único entre o América e Los Angeles FC para definir o último classificado.
Repercussão e próximos passos
A situação permanece sob monitoramento da Fifa, com a possibilidade de um playoff para inclusão de um novo clube representando a região, caso o León siga fora. A decisão do CAS deste dia 6 definirá não apenas os próximos passos do Mundial de Clubes, mas também um precedente importante sobre controle de clubes em competições internacionais.
“Pretendemos realizar um jogo único para definir o último classificado”
— Fifa, declaração oficial
O desfecho do caso influenciará diretamente o andamento do Mundial e pode afetar a estratégia e as expectativas dos clubes envolvidos, especialmente Flamengo e Chelsea, que aguardam a formação final do grupo para planejar sua participação.
Fonte: (CNN Brasil – Esportes)