
São Paulo — InkDesign News — A nova fintech Lava Payments busca revolucionar o setor de pagamentos, oferecendo uma solução que permite que agentes de IA realizem transações de forma autônoma e sem intervenção humana. A inovação surgiu da experiência de seu fundador, Mitchell Jones, após deixar seu último empreendimento na Y Combinator, a Lendtable.
Rodada de investimento
A startup anunciou uma rodada inicial de investimento no valor de US$ 5,8 milhões, liderada pela Lerer Hippeau. Outros investidores incluíram Harlem Capital, Streamlined Ventures e Westbound. Os recursos obtidos serão utilizados para contratação, desenvolvimento de produtos e estratégias de go-to-market.
Jones destacou a necessidade de um sistema simplificado onde os desenvolvedores não precisem lidar com múltiplas assinaturas para acessar modelos de IA. “Eu não queria continuar comprando acesso à mesma coisa sob um wrapper diferente”, disse ele.
API e integração
O funcionamento da Lava Payments é baseado em um dígito digital que permite que os comerciantes aceitem créditos para facilitar pagamentos. O cliente deposita um montante na carteira Lava e pode utilizar esses créditos em qualquer comerciante que também aceite o sistema, permitindo uma experiência de pagamento sem atritos. “Sem a Lava, os agentes não conseguem navegar pela internet suavemente porque são constantemente bloqueados na hora de pagar”, explicou Jones.
A proposta é permitir que usuários comprem um crédito de uso único, que pode ser liquidado pelos agentes de IA conforme realizam tarefas, sem a necessidade de solicitar aprovações de transações a каждый etapa.
Regulação
Com o crescimento das transações realizadas por agentes automatizados, a Lava Payments propõe ser uma camada invisível que suporte o que Jones chama de “economia nativa de agentes”. Ele incentivou a conexão entre a fintech e o ecossistema de pagamentos, ressaltando o papel fundamental da integração de APIs e a importância de um sistema interoperável.
Ao se referir à visão de futuro, Jones enfatiza a missão da empresa de garantir que o acesso a ferramentas de IA seja democratizado: “Queremos garantir que a IA seja algo que todos possam usar, até mesmo uma criança de Dayton, como eu.”
Os próximos passos da Lava Payments incluem o aprimoramento de sua plataforma e a expansão para novos mercados, visando solidificar sua presença no competitivo setor de fintechs.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)