
São Paulo — InkDesign News — A Square Enix, conhecida por suas icônicas franquias de games, anunciou o cancelamento de seu spin-off móvel Kingdom Hearts Missing-Link, que estava em desenvolvimento desde 2019. A decisão influencia a cultura geek e as expectativas para o futuro da série.
Lançamento e features
Kingdom Hearts Missing-Link, um RPG baseado em GPS, prometia integrar o mundo real com a jogabilidade e a narrativa já familiar da série. Originalmente planejado para ser lançado em 2024, o jogo uniria elementos inovadores ao rico universo de Kingdom Hearts. A Square Enix divulgou: “Desejamos expressar nossas sinceras desculpas a todos que aguardavam ansiosamente o início do serviço” (“We wish to convey our heartfelt apologies to everyone who has been looking forward to the start of service”).
“Embora tenhamos trabalhado arduamente no desenvolvimento e ajuste do jogo na esperança de que fosse apreciado por muitos jogadores, determinamos que seria difícil oferecer um serviço que os jogadores considerassem satisfatório ao longo do tempo, levando-nos à decisão de cancelar o desenvolvimento.”
(“Although we worked hard on developing and adjusting the game in the hope that it would be enjoyed by lots of players, we determined that it would be difficult for us to offer a service that players would find satisfactory over a long period of time, leading us to the decision to cancel development.”)— Square Enix
Recepção e audiência
A decisão de cancelar Missing-Link segue uma tendência de reavaliação interna da Square Enix sobre seus projetos. Após um declínio de US$ 217 milhões nas vendas líquidas no último ano, a companhia anunciou planos de “rebootar e reanimar” seu crescimento a longo prazo. Essa mudança ocorre em um momento em que a audiência demanda experiências mais refinadas.
Tendências e mercado
Em seu plano, a empresa pretende adotar uma abordagem de “seleção e concentração” em seus projetos, priorizando qualidade sobre quantidade. Isso é evidenciado pelo compromisso de continuar com franquias de sucesso como Final Fantasy e Kingdom Hearts IV, enquanto projetos menos promissores são descontinuados. Square Enix atualmente planeja um pipeline de médio a longo prazo para assegurar essa transição.
“Sobre a nova estrutura de gestão, revisamos todos os projetos em nossos estúdios nacionais, incluindo títulos HD e SD, e decidimos descontinuar o desenvolvimento de alguns títulos e investir fundos adicionais em títulos que exigem refinamento.”
(“Under the new management structure, we reviewed all projects at our domestic studios, including HD and SD titles, and decided to discontinue development of some titles and invest additional funds in titles that require refinement.”)— Square Enix
Enquanto a Square Enix espera garantir experiências mais satisfatórias, a expectativa recai sobre novos lançamentos e potenciais projetos, como a colaboração com a emissora japonesa TBS, que visa desenvolver um novo jogo original. Com tudo isso, o futuro será crucial para a posição da empresa dentro do competitivo setor de games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)