K-infra e Galapagos vencem leilão e atraem investimento na Rota da Celulose

São Paulo — InkDesign News — O consórcio K&G Rotas da Celulose, composto pela operadora de infraestrutura K-infra e pela corretora Galapagos, venceu na quinta-feira (8) o leilão da concessão da Rota da Celulose, que contempla as rodovias federais BR-262 e BR-267 e as estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, em um certame realizado na sede da B3, em São Paulo.
Panorama econômico
O leilão da concessão surge em um contexto no qual a infraestrutura brasileira tem sido foco de investimentos para estimular a economia, mesmo diante de desafios fiscais e políticas monetárias que buscam controlar inflação e juros. O governo federal e o estado do Mato Grosso do Sul tentaram realizar o leilão em dezembro do ano anterior, mas o ativo “deu vazio” — expressão utilizada para designar a ausência de interessados. O cenário global, com ajustes nas cadeias produtivas e tensões tarifárias, impacta as decisões de investidores, principalmente em setores estratégicos para o escoamento da produção, como o Centro-Oeste.
Indicadores e análises
O consórcio vencedor ofertou um desconto de 9% sobre a tarifa do pedágio, superando propostas de fundos como BTG e XP, além de um consórcio formado por Kinea, Way e K-Infra. O contrato prevê investimentos da ordem de R$ 10,1 bilhões para modernização da infraestrutura das rodovias, que abrangem uma extensão total de 870,3 quilômetros, administrados por um período de 30 anos.
Para tornar o ativo mais atrativo, o cronograma de obras essenciais foi estendido para conclusão entre o 6º e 8º ano do contrato. A construção do contorno do município de Três Lagoas ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e será incorporada à concessão após a sua finalização, prevista para o 4º ano do contrato.
Entre as principais melhorias previstas, destacam-se:
- 115 km em duplicações de rodovias;
- 457 km em acostamentos;
- 245 km em terceiras faixas;
- 12 km em vias marginais;
- 38 km de contornos urbanos;
- 25 acessos;
- 22 passagens de fauna;
- 20 alargamentos de pontes.
Impactos e previsões
A concessão da Rota da Celulose é relevante para o escoamento da produção no Centro-Oeste, região estratégica para a economia brasileira. O investimento em infraestrutura rodoviária promete melhorar a logística, reduzindo custos para o setor produtivo e podendo fortalecer a competitividade das exportações.
“A ampliação dos prazos para conclusão das obras essenciais e a transferência do contorno de Três Lagoas para o Dnit foram medidas fundamentais para evitar o ‘vazio’ e atrair investimentos”
(“The extension of deadlines for essential works and the transfer of the Três Lagoas bypass to DNIT were fundamental measures to avoid the ‘void’ and attract investments”)— Especialista em Infraestrutura, Análise de Mercado
Especialistas apontam que o modelo adotado pode se tornar referência para futuras concessões, equilibrando atratividade para investidores e garantias para a continuidade dos serviços.
“A participação concorrida no leilão indica um interesse crescente no setor de infraestrutura, mesmo diante de incertezas econômicas globais”
(“The competitive participation in the auction indicates a growing interest in the infrastructure sector, even amid global economic uncertainties”)— Analista Econômico, Consultoria Financeira
Os próximos anos serão decisivos para acompanhar os avanços das obras e os impactos no fluxo de transportes e tarifas. A adaptação das políticas regulatórias poderá ajustar o equilíbrio entre investimentos, tarifas e qualidade dos serviços prestados.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)