
São Paulo — InkDesign News — O Telescópio Espacial James Webb da NASA revelou imagens impressionantes de lente gravitacional em galáxias distantes, proporcionando novas oportunidades para estudar a história do universo, conforme relatado recentemente por astrônomos envolvidos no programa COSMOS-Web.
Detalhes da missão
As imagens são resultado do programa COSMOS-Web, que visa investigar a formação de galáxias ao longo do tempo cósmico. Durante a missão, mais de 42.000 candidatos a lentes gravitacionais foram inspecionados, resultando na identificação de mais de 400 alvos promissores. Este esforço é parte da pesquisa denominada COSMOS-WEB Lens Survey (COWLS).
Tecnologia e objetivos
O James Webb utiliza tecnologia avançada para capturar imagens com detalhes sem precedentes. Gravitational lensing, um fenômeno previsto por Albert Einstein em sua teoria da relatividade geral, ocorre quando objetos massivos, como galáxias, curvam o espaço-tempo ao seu redor. Isso distorce a luz de galáxias que se encontram atrás deles, criando arcos ou duplicações da imagem. “Os cientistas na missão estão ansiosos para descobrir as propriedades de galáxias distantes usando a lente gravitacional”, explica o Dr. G. Gozaliasl, astrofísico envolvido na pesquisa.
(“Scientists in the mission are eager to discover properties of distant galaxies using gravitational lensing.”)
Próximos passos
Com a coleta de dados aperfeiçoada, a equipe planeja analisar ainda mais as imagens capturadas pelo Webb para aprofundar a compreensão sobre a estrutura e formação de galáxias. As colaborações internacionais e novos planos de pesquisa estão sendo discutidos, ampliando o escopo da investigação sobre lentes gravitacionais.
A nova capacidade do Webb de observar fenômenos cosmológicos reabrirá a discussão sobre a formação do universo e as propriedades da matéria escura.
(“The Webb’s new ability to observe cosmological phenomena will reopen discussions about the formation of the universe and the properties of dark matter.”)— Dr. A. Koekemoer, Astrônomo, NASA
A exploração de fenômenos como a lente gravitacional revela não apenas a complexidade do cosmos, mas também expande a fronteira do conhecimento humano sobre a história do universo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)