
São Paulo — InkDesign News — O mundo dos e-sports e da cultura geek está em ebulição após a Twitch streamer Ironmouse romper laços com a agência VShojo, alegando problemas financeiros que impactam doações a instituições de caridade.
Lançamento e features
No último outono, Ironmouse quebrou o recorde de “subathon” de Kai Cenat, com mais de 314 mil inscritos. O evento visava arrecadar fundos para a Immune Deficiency Foundation, mas segundo Ironmouse, “eu acredito que sou devida uma quantia significativa de fundos que não fui paga” (“I believe that I am owed a significant amount of funds which I have not been paid”). Esta situação desencadeou sua saída da agência, que havia sido formada em 2020.
“Essa situação toda me quebrou”
(“This entire situation has broken me”)— Ironmouse, Vtuber
Recepção e audiência
A plataforma Twitch continua a crescer em popularidade, com horas de jogo alcançando novos patamares. Ironmouse relatou que, ao longo dos anos, ajudou a levantar mais de US$ 4 milhões para a Immune Deficiency Foundation. O subathon do ano passado estava projetado para arrecadar cerca de US$ 515 mil, quantia que, segundo Ironmouse, nunca foi paga. “Esta quantia está sendo retida pela VShojo”, explicou a Vtuber.
Tendências e mercado
O ex-Gigante, VShojo, enfrenta um momento delicado, já que outros Vtubers também estão reportando problemas semelhantes. Vtuber Kson comentou, “Eu fui enganada pela empresa sobre a situação” (“I have been lied to from the company a lot about the situation”). Outras figuras do cenário também manifestaram descontentamento com a agência, indicando uma possível onda de saídas.
“Estou esperando que o contrato seja cumprido, mas eu suponho que agora sou independente”
(“I guess I’m an indie now LOL”)— Kuro, Vtuber
Com a situação de Ironmouse e outros Vtubers chamando a atenção, o futuro da VShojo parece incerto. A comunidade aguarda desdobramentos, especialmente em relação a novos eventos e possíveis DLCs que possam surgir na indústria. O impacto dessa crise pode mudar a dinâmica entre criadores e agências no ecossistema de entretenimento virtual.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)