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Política

INSS investiga fraude com call centers e consultorias no governo

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Brasília — InkDesign News — A Polícia Federal investiga um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que envolve empresas corretoras de seguros, consultorias e call centers. As operações fraudulentas foram descobertas no final de 2023 e evidenciam manipulação desde o cadastro de aposentados e pensionistas até o atendimento das queixas e denúncias.

Contexto político

As investigações apontam que duas empresas de call center, a Callvox Contact Center e a ACDS Call Center – conhecida também como Truetrust –, têm ligação com Domingos Sávio de Castro, e uma delas em sociedade com Antônio Carlos Camilo Antunes, apelidado pela Polícia Federal de “careca do INSS”. Ambos são alvos de investigações pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), suspeitos de participarem de entidades que operavam descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas.

As entidades suspeitas de participarem do esquema incluem a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), a Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (Abrasprev) e a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen). O relatório da PF destaca o aumento abrupto de arrecadação de entidades como a CBPA, que faturou R$ 57,8 milhões em 2023, enquanto antes não tinha registros de desconto em aposentadorias até 2022.

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou o bloqueio de R$ 2,56 bilhões de 12 entidades envolvidas, com base nas suspeitas de pagamento de propinas a diretores do INSS ou funcionamento como organizações de fachada. Abrasprev e Abapen foram excluídas deste pedido, enquanto a CBPA permanece entre os alvos. A AGU ressaltou que as condutas ilícitas apontadas ainda estão em investigação e prometeu “ingressar com novas medidas judiciais cabíveis para a reparação de todo o dano sofrido ao INSS e aos beneficiários da previdência social”.

Reações e debates

“As investigações identificaram envolvimentos de associações de aposentados, corretoras de seguros, empresas de consultoria, call centers, e entidades sindicais, muitas vezes ligadas a descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas”

— Relatório da Polícia Federal

A crise no INSS tem sido tema de debates intensos no Congresso, com um pedido de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) apresentado por opositores, que conta com 259 assinaturas. Além disso, diferentes forças políticas tentam atribuir responsabilidades e repercussões políticas para a crise, o que tem elevado a tensão política no Executivo e Legislativo.

“Foi um susto”, diz ex-presidente do INSS à CNN sobre operação da PF

— Ex-presidente do INSS

Desdobramentos e desafios

Os próximos passos das investigações podem resultar em responsabilizações judiciais e reformas na gestão do INSS para frear fraudes e aumentar a transparência. O crescente número de denúncias de aposentados e pensionistas, que somam 553 ocorrências desde 2022 apenas na Controladoria-Geral da União via Lei de Acesso à Informação, evidencia a necessidade de melhorias no atendimento e fiscalização.

Especialistas apontam que o combate a fraudes no sistema previdenciário brasileiro demanda um esforço conjunto entre órgãos de controle, judiciário e o próprio INSS, para garantir a proteção dos beneficiários e a integridade dos benefícios. A expectativa é que a repercussão política e judicial dessa operação impulsione mudanças estruturais e medidas mais efetivas de controle social.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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