
São Paulo — InkDesign News — A Insights Partners, uma proeminente firma de venture capital, notificou milhares de pessoas, incluindo seus parceiros limitados, sobre o roubo de informações pessoais em um ataque cibernético que ocorreu anteriormente. Este incidente levanta preocupações sobre segurança, especialmente em um cenário de fundraising cada vez mais desafiador.
Tamanho da rodada
O ataque foi classificado como um “ataque de engenharia social” e aconteceu durante uma violação de dados em outubro de 2024, quando hackers conseguiram infiltrar-se no sistema de recursos humanos da empresa. A Insight Partners informou que os hackers exfiltraram dados de seus servidores, iniciando a criptografia dos sistemas em 16 de janeiro de 2025. Este tipo de ataque é característico de um ransomware attack, levando a potencialmente mais de 12.600 pessoas afetadas.
Valuation
Apesar da situação, a Insight Partners é uma das maiores firmas de venture capital do mundo, gerindo mais de US$ 90 bilhões em ativos. O incidente não especificou o valor dos danos financeiros diretos, mas a natureza do roubo pode impactar a percepção de segurança entre investidores e empresas no Brasil e no exterior.
Investidores
A firma mencionou que informações de fundos, empresas de gestão e companhias do portfólio foram comprometidas, incluindo dados bancários e de impostos. A Insight Partners, que já investiu em grandes empresas de cibersegurança, como Databricks e Wiz, não divulgou se houve alguma exigência de pagamento dos hackers.
“Recebemos a notificação e tomaremos as medidas necessárias para proteger nossos dados.”
— Kristen Zeck, Porta-voz, Insight Partners
Com o aumento das atividades de venture capital e fundraising, o cenário atual ressalta a importância da segurança cibernética. O próximo passo para a Insight Partners será a implementação de novas medidas de segurança e uma comunicação mais clara sobre o incidente, algo vital para manter a confiança de investidores e startups.
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)