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Educação

IMPA destaca que domínio da matemática é essencial na educação

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Brasília — InkDesign News — O matemático Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), defende que o ensino de matemática é essencial para a cidadania e inclusão social, particularmente no contexto atual da inteligência artificial.

Contexto educacional

No Brasil, o acesso à educação de qualidade ainda é desigual, refletindo crises históricas de infraestrutura e investimento. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica, muitos estudantes saem do ensino médio sem a devida alfabetização em matemática. Esse cenário é alarmante, pois essa deficiência impacta o exercício da cidadania e limita as oportunidades no mercado de trabalho.

Políticas e iniciativas

Entre as iniciativas para melhorar a educação matemática está o esforço por parte de instituições e governos em implementar currículos que priorizem a alfabetização matemática. A valorização do professor, contudo, continua como um desafio, pois a progressão de carreira e a formação dos educadores ainda não atendem às necessidades do setor. O financiamento e a parceria entre instituições públicas e privadas visam ampliar o acesso a recursos didáticos e treinamentos para os docentes.

Desafios e perspectivas

Amplo acesso ao conhecimento matemático é visto como um direito fundamental, mas o Brasil enfrenta profundos desafios de desigualdade, como demonstrado pelas disparidades entre escolas públicas e privadas. Marcelo Viana afirma:

“O principal elemento do processo educativo, que é o professor, não tem sido devidamente valorizado ao longo das décadas.”
(“The main element of the educational process, which is the teacher, has not been properly valued over the decades.”)

— Marcelo Viana, Diretor-Geral, Instituto de Matemática Pura e Aplicada

. O avanço no uso da matemática poderia contribuir significativamente para o PIB, com potencial para gerar mais de R$ 1 trilhão ao ano, se o país alcançasse índices semelhantes aos de nações desenvolvidas.

O conhecimento matemático é um instrumento poderoso que, segundo Viana, pode mobilizar mudanças em várias esferas da vida cotidiana. Em um país onde a desigualdade educacional é marcante, a popularização da matemática emerge como uma questão de justiça social. Para ele, a democratização do ensino de matemática proporciona aos jovens as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos e fazer frente ao poder das tecnologias baseadas em algoritmos.

Portanto, a implementação de políticas que busquem a inclusão e a melhoria do ensino de matemática se revela não apenas uma necessidade, mas uma urgência para garantir um futuro mais equitativo aos cidadãos brasileiros.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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