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Machine learning & AI

IA em disputa: entidades musicais processam OpenAI por direitos autorais

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São Paulo — InkDesign News —

A recente batalha judicial entre a GEMA, uma organização de direitos autorais musical da Alemanha, e a OpenAI destaca questões críticas sobre o uso de machine learning na geração de conteúdos baseados em dados protegidos por copyright. A GEMA alega que as IAs da OpenAI reproduziram letras de músicas sem autorização.

Contexto da pesquisa

A GEMA, que representa mais de 100.000 compositores, músicos e editores, entrou com um processo alegando que a OpenAI treinou seus modelos de inteligência artificial usando um repertório sem autorização. A corte de Munique identificou que o modelo de linguagem da OpenAI foi alimentado com letras de músicas, e “em resposta a pedidos simples, seu chatbot reproduziu grandes partes das letras das canções de forma fiel” (“in response to simple prompts, its chatbot reproduced large parts of the song lyrics faithfully”).

A GEMA argumenta que isso demonstra que as letras estão memorizadas no modelo de linguagem da OpenAI, o que resulta em violação de copyright, já que a permissão não foi solicitada antes da utilização.

— GEMA, Representante legal

Método proposto

A OpenAI defende que seus modelos de linguagem não armazenam ou copiam dados específicos. Em vez disso, “refletem nas suas configurações o que aprenderam” (“reflect in their settings what they have learned”). Ela também sustenta que os usuários são os responsáveis pela produção do conteúdo gerado pelas IAs, o que levanta questões sobre a responsabilidade legal na utilização de material protegido.

Resultados e impacto

A disputa legal será decidida em 11 de novembro e pode ter implicações significativas no uso de dados para treinar modelos de machine learning. O caso representa uma tensão crescente entre tecnologia e direitos autorais, desafiando regulamentações existentes em um ambiente digital em rápida evolução.

As possíveis aplicações desse caso vão desde uma reavaliação das políticas de licenciamento de dados em IA até a necessidade de novas legislações que protejam tanto os direitos dos criadores quanto estimulem a inovação em tecnologia. Prossigamos observando os desdobramentos e suas influências no futuro da criação de conteúdo gerado por IA.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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