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Híbridos conectados: impacto ambiental é questionado

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São Paulo — InkDesign News — A recente análise da eficácia dos veículos híbridos plug-in (PHEVs) gera discussões pertinentes sobre a verdade por trás das alegações de redução de emissões de carbono, desafiando percepções anteriores sobre esta tecnologia ambientalmente amigável.

Contexto e lançamento

Veículos híbridos plug-in foram introduzidos como uma solução intermediária para aqueles que desejam reduzir a pegada de carbono sem a transição completa para carros elétricos. Contudo, um estudo recente da organização não governamental Transport & Environment, baseado em Bruxelas, questiona as suposições sobre o impacto ambiental destes veículos, argumentando que a expectativa de que os PHEVs emitem 75% menos carbono do que os veículos convencionais está longe de ser verdadeira. A pesquisa analisou dados de centenas de milhares de veículos registrados na Europa entre 2021 e 2023, revelando que, na realidade, a redução nas emissões é de apenas 19%.

Design e especificações

Os veículos híbridos plug-in possuem a capacidade de operar tanto no modo elétrico quanto no modo híbrido, dependendo da carga de sua bateria. Peritos, como Yoann Gimbert, um dos co-autores do estudo, apontam que muitos proprietários não utilizam seus carros conforme a intenção original. “Eu acho que é um escândalo ter esse desvio entre dados reais e oficiais,” afirmou Gimbert, enfatizando que a média de uso do modo elétrico, que deveria ser superior a 84%, está efetivamente em torno de 27%.

“É 68 gramas de CO2 por quilômetro em modo elétrico, em vez de ser zero emissão”
(“It’s actually 68 grams of CO2 per kilometer in electric mode, instead of being zero emission.”)

— Yoann Gimbert, Co-autor, Transport & Environment

Repercussão e aplicações

A discrepância entre as emissões reais e as estimativas oficialmente apresentadas tem implicações significativas para a indústria automobilística. Em 2021, as emissões dos PHEVs ultrapassaram em 3,5 vezes as estimativas, cifras que se aproximaram de cinco vezes em 2023. As fabricantes de veículos, como Volkswagen e BMW, beneficiaram-se dessa medição errônea, evitando multas que totalizam cerca de €5 bilhões entre 2021 e 2023. Além disso, a luta contra as novas diretrizes em torno das emissões de carbono enfrenta resistência por parte do setor automotivo, como observado na Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), que pressiona para a manutenção das metodologias atuais.

“PHEVs não estão adaptados para 100% de redução de emissões até 2035”
(“PHEVs are not fitted for 100% emission reduction by 2035.”)

— Yoann Gimbert, Co-autor, Transport & Environment

À medida que o interesse por veículos elétricos nos Estados Unidos sofre um declínio, com consumidores demonstrando mais interesse por híbridos e híbridos plug-in, a análise destaca um desafio contínuo na transição para alternativas de transporte sustentável. A expectativa de correções nas medições da utilidade desses veículos pela União Europeia poderá ser um passo necessário, mas a abertura de uma discussão mais ampla sobre padrões de emissões parece inevitável.

A indústria automotiva histórica enfrenta um cruzamento crítico entre a inovação tecnológica e a regulação ambiental, definindo o futuro das soluções de transporte limpas. A situação requer um ritmo acelerado de decisões voltadas à sustentabilidade para garantir que essas tecnologias cumpram suas promessas de redução de emissões de carbono.

Fonte: Gizmodo – Cultura Tech & Geek

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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