
Brasília — InkDesign News — Frederico Siqueira Filho tomou posse como novo ministro das Comunicações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (07), no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília. Ele sucede Juscelino Filho, que deixou o cargo após denúncias da Procuradoria Geral da República.
Contexto político
A posse de Frederico Siqueira Filho ocorre em um momento de ajuste na base aliada do governo Lula. Indicação técnica do partido União Brasil, ao qual também pertence o ex-ministro Juscelino Filho, Siqueira Filho foi escolhido após recusa do deputado Pedro Lucas (União-MA). Juscelino Filho deixou o cargo no início de abril, depois de ser denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares. O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, não pôde comparecer à cerimônia por estar em recuperação de cirurgia.
Antes de assumir o ministério, Siqueira Filho presidia a Telebras desde 2023, acumulando mais de duas décadas de experiência na área de comunicações. Ele destacou, no discurso de posse, o compromisso com a continuidade das políticas públicas em desenvolvimento, mencionando prioridades como as escolas conectadas e o programa Norte Conectado.
Reações e debates
“Juscelino foi um grande ministro, do qual agradeço o apoio. Terei um grande desafio em suceder”
— Frederico Siqueira Filho, Ministro das Comunicações
O ex-ministro Juscelino Filho esteve presente na cerimônia e traçou um balanço de sua gestão, enfatizando o foco na inclusão digital. Ele destacou o aumento no número de autorizações para rádios comunitárias e a implementação da TV 3.0, decreto este que já estaria pronto para ser assinado pelo novo ministro e pelo presidente Lula.
“Posso dizer com tranquilidade, nós cumprimos a nossa missão. Nossa gestão foi acima de tudo sobre inclusão digital e transformar a vida das pessoas, que chega na ponta do Brasil real”
— Juscelino Filho, ex-ministro das Comunicações
Desdobramentos e desafios
Frederico Siqueira Filho enfatizou que não pretende realizar alterações imediatas nas equipes da pasta, focando em dar continuidade aos projetos em curso e atender às expectativas da presidência. Entre os desafios está a implementação efetiva da TV 3.0 e a expansão da conectividade, setores essenciais para o desenvolvimento social e econômico. A atenção às políticas públicas para a inclusão digital tende a ser prioridade nos próximos meses, em alinhamento com as diretrizes do governo.
A cerimônia contou com a presença de ministros de Estado, como a ministra Gleisi Hoffmann, o ministro Wellington Dias e a recém-empossada ministra das Mulheres, Márcia Lopes, indicando a articulação política do governo em diversas frentes.
A nomeação de Frederico Siqueira Filho representa a continuidade de uma agenda voltada para a inclusão digital, com ênfase em programas estruturantes e no fortalecimento da infraestrutura de telecomunicações no país.
Fonte: (CNN Brasil – Política)