
Nova York — InkDesign News — O Departamento de Transportes dos EUA decidiu bloquear o financiamento de dois importantes projetos de infraestrutura de transporte em Nova York, sinalizando uma nova fase nas disputas políticas que permeiam o setor.
Contexto e lançamento
Os projetos impactados incluem a reconstrução do túnel Hudson e a extensão da linha de metrô Second Avenue, ambos considerados essenciais para a modernização do sistema de transporte na cidade. Desde a proposta da extensão da Second Avenue em 1929, o projeto enfrentou extensas obras e desafios administrativos, que agora se intensificam diante do bloqueio de 300 milhões de dólares do governo federal. O bloqueio de fundos ocorre em meio a um contexto político tenso, onde o governo federal busca revisar práticas de contratação relacionadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI).
Design e especificações
O projeto do túnel Hudson visa reparar um túnel já danificado pela Superstorm Sandy em 2012, além de construir uma nova passagem dupla que ligará Nova Jersey a Manhattan. Esta obra faz parte de uma iniciativa mais ampla para melhorar e expandir os serviços ferroviários no Corredor Nordeste, o mais movimentado dos EUA. Enquanto isso, a extensão da linha Second Avenue ao Harlem está projetada para atender uma comunidade predominantemente hispânica e negra, mostrando a relevância social das iniciativas de transporte na cidade.
Repercussão e aplicações
A reação à suspensão do financiamento foi imediata, com o diretor do Escritório de Gestão e Orçamento, Russ Vought, enfatizando a necessidade de garantir que “os fundos não fluam com base em princípios inconstitucionais de DEI”. O impacto dessa paralisação não se restringe apenas aos residentes de Nova York; a conectividade e os serviços de transporte em larga escala estão em jogo. Especialistas argumentam que tal decisão pode afetar a economia da região e o acesso a serviços essenciais pelos cidadãos.
“Roughly $18 billion in New York City infrastructure projects have been put on hold to ensure funding is not flowing based on unconstitutional DEI principles.”
(“Aproximadamente 18 bilhões de dólares em projetos de infraestrutura da cidade de Nova York foram suspensos para garantir que o financiamento não flua com base em princípios inconstitucionais de DEI.”)— Russ Vought, Diretor do Escritório de Gestão e Orçamento
A medida também se enquadra em uma estratégia política mais ampla frente ao impasse sobre o orçamento no Congresso. Com o governo dos EUA em shutdown, o Departamento de Transportes já anunciou a furação de uma equipe responsável por realizar a revisão dos processos de contratação, atrasando ainda mais os projetos em questão.
“The Department is focusing on these projects because they are arguably the largest infrastructure initiatives in the Western Hemisphere.”
(“O Departamento está se concentrando nesses projetos porque eles são, indiscutivelmente, as maiores iniciativas de infraestrutura no Hemisfério Ocidental.”)— Departamento de Transportes dos EUA
A expectativa é que a discussão sobre a DEI, que já impactou a alocação de recursos anteriormente, continue a gerar polêmica e atrasos em projetos futuros, à medida que a cidade de Nova York navega por um cenário político desafiador. A continuidade e o financiamento das obras de infraestrutura de transporte estarão sob constante escrutínio nas próximas semanas, à medida que se desenrolam os debates sobre o orçamento e políticas federais.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)