
Wentzville, EUA — InkDesign News — O gigante automobilístico General Motors (GM) enfrenta dificuldades temporárias em sua planta de montagem em Wentzville, Missouri, com a iminente necessidade de demissões devido a uma escassez de peças que impacta diretamente sua linha de produção.
Contexto e lançamento
A planta de Wentzville é responsável pela montagem dos caminhões Chevrolet Colorado e GMC Canyon, além das vans Chevrolet Express e GMC Savana. Estes veículos têm uma longa trajetória no portfólio da GM e representavam uma parte significativa da produção até que a empresa reconsiderou seus planos de eletrificação. A escassez de componentes, que deve resultar em demissões temporárias entre 29 de setembro e 19 de outubro, destaca mais uma vez as dificuldades enfrentadas pela indústria automobilística global, exacerbadas por políticas governamentais que desafiam o crescimento do setor de veículos elétricos.
Design e especificações
A GM havia prometido eletrificar totalmente sua frota até 2035, mas a incerteza dos créditos fiscais para veículos elétricos, que terminam em 30 de setembro, colocou essa meta em risco. A falta de partes para a produção de veículos, especialmente elétricos, fez com que a GM reduzisse a produção em suas fábricas. A CEO Mary Barra reiterou que os veículos elétricos continuam a ser a “estrela polar” da companhia.
Repercussão e aplicações
As reações da comunidade automobilística têm sido mistas. Embora as vendas de veículos elétricos usados tenham aumentado em 40% ano a ano, observou-se um sentimento de incerteza em relação ao futuro do mercado devido ao fim dos subsídios federais. “Pode levar vários meses para o mercado se normalizar. Quase certamente veremos um mercado de EV menor por um tempo, e não vamos superproduzir,” afirmou Duncan Aldred, presidente da GM na América do Norte.
“Pode levar vários meses para o mercado se normalizar. Quase certamente veremos um mercado de EV menor por um tempo, e não vamos superproduzir.”
(“It may take several months for the market to normalize. We will almost certainly see a smaller EV market for a while, and we won’t overproduce.”)— Duncan Aldred, Presidente, GM América do Norte
A briga por relevância entre fabricantes de veículos elétricos está se intensificando globalmente, com empresas chinesas como a BYD avançando eficientemente em mercados internacionais. O futuro parece incerto, mas as previsões apontam que até 2035, 50% das vendas de novos carros no mundo serão de veículos elétricos.
“Ainda pode haver um espaço significativo para a eletrificação, mesmo com esses desafios.”
(“There may still be significant space for electrification, even with these challenges.”)— Análise recente, Goldman Sachs
Com a insegurança atual, a GM enfrenta um teste não apenas de sua visão de electrificação, mas também dos desafios impostos pela política e pela concorrência externa. Os próximos meses serão cruciais para o reposicionamento da empresa no emergente mercado de veículos elétricos.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)