- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

GitHub revela vazamento de dados com ataque AI CamoLeak

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um novo vetor de ataque utilizando a ferramenta Copilot do GitHub foi revelado por pesquisadores, destacando uma falha crítica que poderia permitir a exfiltração de dados sensíveis através de uma técnica chamada “CamoLeak”.

Vetor de ataque

O método de ataque começa com uma injeção de prompt em comentários invisíveis em pull requests. O pesquisador Omer Mayraz, atuando como atacante, escreveu um comando que induziu o Copilot a executar ações não autorizadas. “Isso foi preocupante — provou que, usando comentários ocultos, um atacante remoto poderia influenciar a saída do Copilot de um usuário vítima.” (

“This was concerning — it proved that, using hidden comments, a remote attacker could influence a victim’s Copilot output.”
(“That was concerning — it proved that, using hidden comments, a remote attacker could influence a victim’s Copilot output.”)

— Omer Mayraz, Pesquisador, Legit Security

)

Impacto e resposta

A técnica não visa roubar grandes arquivos de código-fonte, mas sim vazar dados seletivamente, como senhas e tokens de autenticação, para um site controlado pelo atacante. Esta vulnerabilidade foi classificada como uma falha crítica que poderia passar despercebida. Em resposta, o GitHub desativou a renderização de imagens no chat do Copilot em agosto.

Análise e recomendações

Embora a segurança do GitHub tenha avançado, a exploração dessa vulnerabilidade evidencia a necessidade de melhor governança e mitigação de riscos associados à adoção de agentes de codificação baseados em AI. As equipes de segurança devem monitorar de perto o uso dessas ferramentas e estabelecer políticas rigorosas para proteger dados sensíveis. “Estamos vendo equipes de segurança pressionadas a permitir a adoção segura de agentes de codificação de IA”, alerta Liav Caspi, CTO da Legit Security.

Com a crescente popularidade das ferramentas de IA no desenvolvimento, a indústria deve permanecer vigilante e proativa na identificação e mitigação de novas vulnerabilidades.

Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!