- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Geração Z prioriza valores em trabalho em meio ao mercado em mudança

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Recentemente, uma pesquisa do Infojobs revelou que jovens da Geração Z, aqueles nascidos entre 1996 e 2010, têm preferência por carreiras nas áreas de tecnologia, saúde e empreendedorismo, desafiando a percepção comum de que almejam se tornar influenciadores digitais.

Panorama econômico

O levantamento, realizado com 1.003 jovens, demonstra uma mudança significativa nas aspirações profissionais dessa geração. Embora a ideia de ser influenciador digital ainda seja atraente para alguns, a pesquisa indica uma busca mais profunda por sentido e propósito nas escolhas de carreira. Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, ressaltou a necessidade de se sentir bem em relação às suas opções profissionais.

Indicadores e análises

Os dados mostram que 34,5% dos jovens preferem trabalhar na área de Tecnologia, seguidos por 23,1% na Saúde e Bem-estar, e 18,8% em Empreendedorismo/Startups. Além disso, 56,2% dos entrevistados valorizam a flexibilidade, com critérios que incluem trabalho remoto e horários adaptáveis. A pesquisa também destacou que 70% consideram a remuneração e estabilidade financeira como fatores principais na escolha de uma carreira.

“O mercado precisa parar de subestimar essa geração. Afinal, é a nossa força de trabalho atual. Eles estão em busca de crescimento, propósito e bem-estar, e rejeitam modelos de trabalho ultrapassados. Não é sobre descompromisso, é sobre uma mudança no modo de encarar suas carreiras e repriorizar seus objetivos”
(“The market needs to stop underestimating this generation. After all, they are our current workforce. They seek growth, purpose, and well-being, and reject outdated work models. It’s not about disengagement; it’s about a change in how they view their careers and reprioritize their goals.”)

— Ana Paula Prado, CEO, Infojobs

Impactos e previsões

Esses dados apontam para uma transformação nas dinâmicas de trabalho. Uma maioria de 65,1% que atualmente está empregada pretende mudar de área nos próximos dez anos, refletindo uma instabilidade e insatisfação com o modelo atual. Também é revelador que, para 71,6% dos respondentes, o principal motivo para deixar um emprego é um ambiente tóxico ou uma cultura organizacional desalinhada com seus valores.

“Eles não aceitam mais o discurso de que ‘é assim mesmo’, questionam e querem melhorar. Essa geração entendeu que respeito, inclusão e transparência são pilares fundamentais para a vida, incluindo a rotina de trabalho”
(“They no longer accept the discourse of ‘that’s just how it is’; they question and want to improve. This generation understands that respect, inclusion, and transparency are fundamental pillars for life, including their work routine.”)

— Ana Paula Prado, CEO, Infojobs

Dado esse cenário, empresas que buscam atrair e reter talentos dessa geração precisarão adaptar suas práticas e criar ambientes de trabalho que promovam flexibilidade, valorização e progresso.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!