
São Paulo — InkDesign News — A indústria de games e cultura geek tem enfrentado mudanças significativas com novos lançamentos, projetos cancelados e direções estratégicas. Diversos estúdios estão se adaptando para proporcionar experiências cada vez mais inovadoras e envolventes.
Lançamento e features
Recentemente, o estúdio Funcom, conhecido pelo seu jogo Dune: Awakening, anunciou a introdução de um sistema de live operations após o lançamento, que atraiu mais de 100.000 jogadores simultâneos no Steam. A transição para esse novo modelo requer uma reestruturação da equipe, resultando em demissões. “Infelizmente, isso também significa ter que nos despedir de colegas queridos,” afirmou a empresa.
Enquanto isso, o estúdio de Disco Elysium, ZA/UM, passou por um tumultuado processo de união, sendo agora representado pela Independent Workers Union of Great Britain (IWGB). Este movimento vem após a recente demissão de membros chave e o cancelamento de uma sequência, refletindo a busca por melhores condições de trabalho. “É um momento super turbulento,” afirmou Poppy Ingham.
Recepção e audiência
A GameStop, por sua vez, aproveitou uma alta na notoriedade após o aumento do preço do Xbox Game Pass, reafirmando que manterá o preço de R$ 19,99 mensais. A empresa lutou para recuperar a confiança dos gamers, que lembram os desafios de negociar jogos por valores insignificantes. “Continuaremos a vender Xbox Game Pass Ultimate por R$ 19,99/mês,” postou a empresa no Twitter.
No segmentado mercado dos consoles, o novo handheld, Xbox Ally Rog, gerou movimentos online significativos, com usuários compartilhando impressões positivas sobre ergonomia e performance após uma entrega antecipada. “É um bom console,” comentou um usuário no subreddit, destacando a falta de latência e boa duração da bateria.
Tendências e mercado
O cancelamento do projeto Project Baxter pela Starbreeze, anteriormente um ambicioso jogo de Dungeons & Dragons, marca uma mudança estratégica para focar no franquia Payday, evidenciando a busca dos estúdios pela viabilidade econômica em tempos desafiadores. “Essa foi uma decisão difícil, mas necessária,” disse o CEO Adolf Kristjansson.
Essas decisões e lançamentos impactam o futuro do mercado e a interação com os jogadores, levando a uma reflexão sobre a sustentabilidade dos projetos. A expectativa agora gira em torno de eventos futuros e DLCs que possam moldar a indústria.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)