
São Paulo — InkDesign News — Recentes mudanças nas políticas de plataformas de venda de jogos, como Steam e Itch.io, geraram uma onda de censura que afeta uma vasta gama de títulos e provocou reações intensas dos desenvolvedores e jogadores dentro da cultura geek.
Lançamento e features
Vários jogos, incluindo Vile: Exhumed, tiveram suas vendas suspensas devido a novas diretrizes implementadas por empresas de processamento de pagamento, como Mastercard e Visa, que estão exigindo a remoção de conteúdo considerado “sexual” ou que retrata “conteúdo sexual com representações de pessoas reais”.
“Se os pais estão tão preocupados em proteger os filhos, então deveriam educar seus próprios filhos ao invés de forçar outras pessoas a atender às suas demandas ridículas.”
(“If parents are so concerned over protecting kids, then they should parent their own kids instead of forcing other people to meet their ridiculous demands.”)— Gilbert Martinez, Artista
Recepção e audiência
Um número crescente de desenvolvedores e fãs está se manifestando contra o que consideram censura excessiva. Organizações, como o grupo australiano Collective Shout, alegam ter incentivado essa mudança ao pressionar as empresas de cartão de crédito. Em contrapartida, jogadores e criadores estão organizando campanhas para contestar essa prática, aumentando o volume de chamadas dirigidas às instituições financeiras.
“Coletamos evidências de que a chamada do cliente está mudando e que muitos acabam recebendo respostas inconsistentes.”
(“We are seeing reports that customer calls have shifted and many end up receiving inconsistent responses.”)— RJAIN, Usuário do Bluesky
Tendências e mercado
Essa situação traz implicações sérias para o mercado de jogos independentes e para as tensões ao redor da liberdade artística online. A American Civil Liberties Union (ACLU) criticou a estratégia de censura utilizada pelas empresas de pagamento, argumentando que ela limita a liberdade de expressão. A International Game Developers Association (IGDA) ressaltou a importância de um diálogo entre plataformas e desenvolvedores, enfatizando que
“a censura como esta é materialmente prejudicial para os desenvolvedores de jogos”.
“Esse problema não é apenas sobre conteúdo adulto. Trata-se de direitos dos desenvolvedores, liberdade artística e a sustentabilidade do trabalho criativo diversificado em jogos.”
(“This issue is not just about adult content. It is about developer rights, artistic freedom, and the sustainability of diverse creative work in games.”)— IGDA, Associação de Desenvolvimento de Jogos
Com eventos da indústria, como a Game Developers Conference, se aproximando, a comunidade está atenta a mudanças na política de conteúdo das principais plataformas de venda.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)