
São Paulo — InkDesign News — Foxconn vendeu a antiga fábrica da GM após não conseguir estabelecer uma produção significativa de veículos elétricos (EV) em suas instalações. A transação destaca os desafios na revitalização da fabricação de mobilidade nos EUA.
Autonomia e bateria
A questão da autonomia dos EVs fabricados pela Foxconn era um foco central, com expectativas de que a nova fábrica contribuísse para um alcance competitivo no mercado. No entanto, as promessas de um hub de R&D para veículos elétricos não se concretizaram. Foxconn inicialmente investiu $230 milhões nessa instalação, com a ambição de torná-la a “mais importante base de fabricação e P&D para veículos elétricos na América do Norte” (“the most important electric vehicle manufacturing and R&D hub in North America”).
“mais importante base de fabricação e P&D para veículos elétricos na América do Norte”
(“the most important electric vehicle manufacturing and R&D hub in North America”)— Young Liu, Presidente, Foxconn
Infraestrutura de recarga
A expansão da infraestrutura de recarga é um fator crítico para o avanço dos EVs, mas a venda da planta sugere a perda de um potencial centro de inovação em recarga rápida. A companhia venderá o terreno e a fábrica por cerca de $88 milhões, além de equipamentos avaliados em $287 milhões. A nova aquisição, “Crescent Dune LLC”, foi criada em Delaware apenas 12 dias antes da transação.
Tecnologia autônoma
Diversas startups no setor de EVs, como Lordstown Motors e IndiEV, enfrentaram dificuldades financeiras, o que acabou por impactar a operação na fábrica de Lordstown. Essas falências refletiram não apenas nas esperanças de produção de EVs, mas também na capacidade de Foxconn de liderar inovações tecnológicas. Lordstown Motors, por exemplo, alegou que a Foxconn “destruiu esse negócio de maneira maliciosa e de má-fé” (“maliciously and in bad faith destroyed that business”).
“destruiu esse negócio de maneira maliciosa e de má-fé”
(“maliciously and in bad faith destroyed that business”)— Representante, Lordstown Motors
A companhia agora busca focar em servidores de IA na antiga fábrica, uma mudança significativa em sua estratégia de produção. Essa transição poderá alterar a dinâmica do mercado de mobilidade, enquanto a Foxconn tenta se reposicionar em um setor cada vez mais competitivo.
À medida que a indústria de EVs continua a evoluir, a expectativa recai sobre novas inovações e estratégias de mercado que poderão emergir em resposta aos desafios atuais.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)