
Cambridge — InkDesign News — A startup de Cambridge, Massachusetts, chamada Fourth Power, está desenvolvendo uma tecnologia de armazenamento de energia que visa revolucionar a sustentabilidade, tornando a eletricidade gerada por fontes renováveis mais acessível e confiável.
Tecnologia renovável
A inovação da Fourth Power se baseia em baterias térmicas que utilizam estanho fundido e câmaras seladas hermeticamente preenchidas com argônio. Esse processo permite armazenar eletricidade de forma mais econômica, essencial para integrar energias solar e eólica na rede elétrica 24 horas por dia.
“Nossas projeções são para o primeiro modelo – os primeiros a chegarem ao mercado – que serão competitivos em termos de custos.”
(“Our projections are for the first-of-a-kind — the first ones to market — that they’ll be cost competitive.”)— Arvin Ganesan, Co-fundador e CEO, Fourth Power
Redução de CO₂
O sistema funciona aquecendo blocos de carbono em câmaras isoladas, onde o argônio atua como meio. Quando a energia é necessária, o estanho fundido é bombeado a temperaturas extremas de 2.400°C. O uso de células termofotovoltaicas para converter a luz infravermelha do estanho em eletricidade procura maximizar a eficiência e minimizar as emissões de carbono associadas ao armazenamento de energia.
Os testes preliminares demonstram que a capacidade de armazenamento da Fourth Power pode garantir até 8 horas de eletricidade contínua, superando a maioria das baterias de íon de lítio disponíveis no mercado. Este avanço pode trazer um impacto significativo nas emissões evitadas por meio da redução da dependência de usinas de gás natural picadas.
Casos de uso
Quatro anos após sua fundação, a Fourth Power está prestes a construir sua primeira bateria em escala real. O objetivo é entregar baterias em escala comercial até 2028, com custo previsto de até $25 por quilowatt-hora, um décimo do preço das baterias de íon de lítio atualmente.
“Acreditamos que a meta de $25 é bastante fácil de alcançar.”
(“We feel the $25 target is fairly straightforward to achieve.”)— Arvin Ganesan, Co-fundador e CEO, Fourth Power
O potencial dessa tecnologia não apenas promete preços mais baixos, mas também um impacto ambiental reduzido, alinhando-se às demandas por políticas de sustentabilidade mais eficazes na geração e consumo de energia. O sucesso da Fourth Power poderia transformar a maneira como a eletricidade renovável é gerida no mundo.
Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)