- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Fósseis do Oligoceno revelam interação entre flores e abelhas

- Publicidade -
- Publicidade -
[Viena, Áustria] — InkDesign News —

Uma nova pesquisa publicada na revista New Phytologist revela a descoberta de uma interação de polinização entre flores de tília de 24 milhões de anos e espécies de abelhas bombíneas. Os pesquisadores identificaram o gênero Tilia e duas novas espécies de Bombus, lançando luz sobre a evolução das relações entre plantas e polinizadores.

Contexto da descoberta

A pesquisa, conduzida por uma equipe da Universidade de Viena, examina flores e insetos fossilizados da era do Oligoceno Superior, encontrados no antigo lago vulcânico em Enspel, Alemanha. Esta oportunidade de estudar essas amostras fósseis traz novos insights sobre as interações ecológicas de períodos passados.

Métodos e resultados

Usando técnicas de microscopia de luz e eletrônica de alta resolução, os pesquisadores extraíram grãos de pólen das flores e dos pelos das abelhas. O polén foi revelado por meio de luz UV e azul e analisado cuidadosamente. Essa abordagem permitiu a identificação de Tilia magnasepala, junto a duas novas espécies de abelhas, Bombus (Kronobombus) messegus e Bombus (Timebombus) palaeocrater.

“Examinamos centenas, até milhares, de flores e insetos fósseis em busca de pólen na esperança de obter insights sobre a evolução de flores, visitantes florais e polinização.”
(“We examined hundreds, even thousands, of fossil flowers and insects for pollen in the hope of gaining insight into the evolution of flowers, flower visitors and pollination.”)

— Dr. Friðgeir Grímsson, Pesquisador, Universidade de Viena

Os fósseis são significativos não apenas por serem antigos, mas também por serem reconhecidos como os primeiros de seu tipo encontrados na Europa de acordo com critérios palinológicos, que é a ciência do pólen.

Implicações e próximos passos

A pesquisa não só documenta uma interação de polinização antiga, mas também fornece dados sobre a constância floral em abelhas, mostrando que elas preferem visitar um só tipo de planta em um único voo. Esta descoberta tem implicações para o entendimento da escalabilidade das interações ecológicas em diferentes períodos geológicos.

“Descobertas como essas são importantes para uma melhor compreensão do delicado entrelaçamento e resiliência dos ecossistemas atuais.”
(“Findings like these are important for better understanding the delicate interplay and resilience of today’s ecosystems.”)

— Christian Geier, Doutorando, Universidade de Viena

Com uma clara ligação entre as flores de Tilia e suas abelhas polinizadoras, essa pesquisa sugere caminhos promissores para investigações futuras sobre a evolução de interações ecológicas, contribuindo para as discussões sobre mudanças climáticas e adaptações de espécies.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!