
Detroit — InkDesign News — A Ford divulgou que as tarifas automotivas impostas pelo governo dos Estados Unidos custarão à empresa cerca de US$ 1,5 bilhão em 2025, com impacto moderado na inflação dos preços dos veículos no país, conforme anúncio feito em seu relatório financeiro no início de maio.
Panorama econômico
O cenário global permanece marcado por tensões comerciais e ajuste nas políticas tarifárias, motivadas pela administração do presidente Donald Trump, que instituiu uma tarifa de 25% sobre veículos importados e autopeças. Este contexto tem provocado reações nas cadeias produtivas automotivas, especialmente na América do Norte, e desafiado as montadoras a gerenciar custos crescentes em meio a um ambiente econômico ainda incerto, com volatilidade nas cadeias de suprimentos e expectativas moderadas de crescimento do PIB.
Indicadores e análises
A diretora financeira da Ford, Sherry House, informou que os preços dos automóveis nos Estados Unidos devem subir entre 1% e 1,5% no segundo semestre de 2025, devido às tarifas sobre veículos e componentes importados. Embora o impacto financeiro da Ford seja significativo, é menos severo do que o previsto para a General Motors, que estimou custos entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões decorrentes das mesmas tarifas. A Ford destacou ainda que mais de 80% dos seus veículos vendidos nos EUA são produzidos nacionalmente, uma proporção maior que a de concorrentes como a GM, o que reduz a exposição a taxas externas.
Impactos e previsões
A Ford alertou para uma possível retirada de incentivos para compradores, o que elevaria o custo final dos veículos a curto prazo, e indicou a expectativa de preços de tabela ligeiramente mais altos para modelos novos no outono estadounidense. O setor automotivo deve enfrentar uma queda nas vendas no segundo semestre, após um primeiro trimestre favorecido por antecipação de compras antes da vigência das tarifas. A incerteza do ambiente operacional, agravada por problemas na cadeia de suprimentos, levou a Ford a suspender sua orientação de ganhos para o ano completo.
“As montadoras podem retirar alguns de seus incentivos atuais para compradores de carros, o que aumentaria o custo de compra no curto prazo”
(“Automakers may pull back some of their current incentives to car buyers, which would raise purchase costs in the short term”)— Sherry House, Diretora Financeira, Ford
“Não prevê uma mudança significativa no ambiente de preços”
(“Does not foresee a significant change in the pricing environment”)— Mary Barra, CEO, General Motors
Jim Farley, CEO da Ford, afirmou que a empresa continuará oferecendo preços promocionais até o início de julho, mas não garantiu estabilidade de preços após este período. A montadora também disse seguir vendendo seu estoque de veículos importados adquiridos antes da implementação das tarifas.
As dinâmicas do mercado e possíveis ajustes regulatórios continuarão a ser monitorados, enquanto empresas buscam equilibrar competitividade e sustentabilidade financeira em meio a desafios externos.
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Fonte: (CNN Brasil – Economia)